Preferências naturais de trabalho dos tipos ISTP e INTP

Conhecer as preferências naturais de trabalho dos tipos ISTP e INTP ajuda a avaliar que tipos de trabalho podem ser pessoalmente mais satisfatórios para eles.

Preferências de trabalho dos tipos ISTP e INTP

ISTP e INTP são dois dos 16 tipos de personalidade do Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®). O MBTI é um instrumento  de tipos de personalidade desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers e que tem como base a teoria dos Tipos Psicológicos de Carl Jung.

ISTP e INTP partilham características e preferências bastante comuns, sendo por isso conhecidos como Analisadores. Os Analisadores abordam o mundo de uma forma aberta e exploratória. Eles gostam de resolver problemas ou gerar ideias e são motivados pela sua preferência interna por entender e interpretar logicamente o mundo. Esse foco analítico interno é a força orientadora de ISTPs e INTPs. À medida que resolvem problemas ou exploram novas opções, são constantemente guiados e focados no pensamento lógico.

Esse foco em examinar e avaliar o mundo internamente é sua maneira natural de trabalhar. A abordagem lógica dos Analisadores é imediata e automática. Ele fornece uma maneira de tomar decisões e permite que ISTPs e INTPs ajustem suavemente suas ações à medida que examinam as situações. Os Analisadores podem não necessariamente mostrar seu processo de pensamento lógico ou explicar as razões por trás de suas ações. Eles se contentam em usar sua lógica como um guia interno para interpretar e decidir sobre as situações. Por causa desse foco interno, às vezes nos surpreendemos com as ações dos Analisadores, pois não estamos a par dos processos de pensamento que direcionam seu comportamento.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Encontre sua carreira perfeita usando seu tipo de  personalidade.

Esteja você apenas começando, mantendo o trabalho que já possui, procurando uma mudança, explorando ideias de negócios ou pensando em atividades de aposentadoria.

Os Analisadores no trabalho: o que os ISTPs e INTPs fazem naturalmente

1. Usar Análise Lógica

Seja qual for o tipo de trabalho que os ISTPs e INTPs escolherem, é importante que eles tenham oportunidades de usar sua abordagem lógica natural para as situações. Os Analisadores querem entender como e por que as coisas funcionam. Eles precisam ver a lógica por trás das decisões e ações antes de entrarem em ação. Para os Analisadores, as conclusões lógicas são baseadas em seus princípios, experiência e conhecimento. Tudo o que eles imaginam, veem, ouvem, lêem, tocam e experimentam é examinado e criticado.

2. Foco na Competência e Autoavaliação

ISTPs e INTPs naturalmente criticam e avaliam tanto seu próprio desempenho quanto o dos outros. Eles estabelecem e mantêm padrões muito altos para si mesmos e acham difícil trabalhar em ambientes onde outros são incompetentes. Seu senso interno de como estão se saindo leva os Analisadores a ajustarem seu comportamento pessoal. Como eles têm um forte senso interno de quão bem estão se saindo, os Analisadores geralmente não ficam arrasados ​​com o feedback negativo dos outros. Isso é especialmente verdadeiro se a competência da pessoa que os avalia estiver em dúvida.

3. Trabalhar independentemente

ISTPs e INTPs preferem definir seu próprio ritmo. Eles querem ter independência, flexibilidade e controle sobre seu trabalho. Um ambiente excessivamente estruturado ou procedimentos ditados não lhes permitirá manobrar. Eles geralmente precisam de tempo e espaço para pensar em um problema. Os Analisadores gostam de agir espontaneamente e lidar com as situações com flexibilidade. Eles podem descobrir que regulamentos e procedimentos limitam sua liberdade de ação. Eles seguirão as regras enquanto ainda puderem trabalhar em direção a seus resultados.

As preferências naturais de trabalho dos tipos ISTP e INTP

Os tipos ISTP e INTP estão no seu melhor quando podem usar suas preferências naturais de trabalho. Ao se concentrar em suas preferências, você poderá avaliar melhor os tipos de trabalho que serão pessoalmente satisfatórios. A lista a seguir descreve as características e preferências típicas dos tipos ISTP e INTP.

Como Analisador, estou no meu melhor quando posso:

  • Abordar situações usando lógica e objetividade
  • Trabalhar em ambientes onde outros são competentes
  • Criticar e ver falhas
  • Coletar informações de forma aberta e flexível
  • Trabalhar em problemas e situações novos e incomuns
  • Fazer uma variedade de tarefas
  • Criar opções ou soluções para problemas
  • Deixar que outros direcionem, implementem e seguir
  • Estar a par da lógica e da razão por trás das decisões e ações
  • Ter controle sobre meu trabalho
  • Definir meu próprio ritmo
  • Ter tempo e espaço para pensar em um problema
  • Ter tempo para observar e refletir
  • Evitar tarefas ou ambientes de trabalho excessivamente estruturados, rotineiros ou rígidos
  • Trabalhar independentemente
  • Defender os altos padrões que estabeleci para mim
  • Não ter que vender ou me promover
  • Evitar a política do escritório
  • Afastar-me das interações interpessoais no trabalho
  • Agir espontaneamente

E você, sabe qual o seu tipo de personalidade?

Saiba que o seu tipo de personalidade tem uma influência significativa na sua vida, pois afeta basicamente a forma como você interage com o mundo, bem como as suas decisões e escolhas, sejam pessoais ou profissionais. Assim sendo, você pode obter um enorme benefício do conhecimento de si mesmo neste aspecto. Para saber mais sobre, entre em contato comigo!

Preferências naturais de trabalho dos tipos ISTP e INTP

Foto de Internet

Fonte:

Dunning, Donna. What’s Your Type of Career?: Find Your Perfect Career by Using Your Personality Type. Hodder & Stoughton. Edição do Kindle.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.