fbpx

Quer saber qual é o seu temperamento?

Clique no botão ao lado e descubra!

GUARDIÕES

RETRATO DE UM RACIONAL

racionais Temperamentos Keirsey

Palavras-chave dos RACIONAIS

ENGENHOSO          LÓGICO                  PRAGMÁTICO

CALMO                    CURIOSO                ESTRATEGSITA

INOVATIVO              INDEPENDENTE    SISTEMÁTICO

Os RACIONAIS compõem 10% de toda a população

Os RACIONAIS compartilham as seguintes características centrais

Tendem a ser …

Orgulham-se …

Eles fazem …

Eles são …

Racionais são o temperamento da solução de problemas, particularmente se o problema tem a ver com os muitos sistemas complexos que compõem o mundo ao nosso redor. Os racionais podem lidar com problemas em sistemas orgânicos, como plantas e animais, ou em sistemas mecânicos, como ferrovias e computadores, ou em sistemas sociais, como famílias, empresas e governos. Mas quaisquer que sejam os sistemas que ativam sua curiosidade, os Racionais irão analisá-los para entender como eles funcionam, para que possam descobrir como fazê-los funcionar melhor.

Ao trabalhar com problemas, os Racionais tentam encontrar soluções que tenham aplicação no mundo real, mas eles estão ainda mais interessados nos conceitos abstratos envolvidos, nos princípios fundamentais ou nas leis naturais subjacentes ao caso particular. E eles são completamente pragmáticos sobre seus modos e meios de atingir seus objetivos. Os racionais não se importam em ser politicamente corretos. Eles estão interessados nas soluções mais eficientes possíveis e ouvirão qualquer pessoa que tenha algo útil para ensiná-los, ignorando qualquer autoridade ou procedimento habitual que desperdice tempo e recursos.

Os racionais têm uma fome insaciável para realizar seus objetivos e trabalharão incansavelmente em qualquer projeto que tenham decidido.

Eles são rigorosamente lógicos e ferozmente independentes em seu raciocínio – na verdade são céticos em relação a todas as ideias, mesmo as suas – e acreditam que podem superar qualquer obstáculo com sua força de vontade. Muitas vezes eles são vistos como frios e distantes, mas essa é realmente a concentração absorvida que eles dão para qualquer problema em que estão trabalhando. Seja projetando um arranha-céu ou um experimento, desenvolvendo uma teoria ou um protótipo de tecnologia, construindo uma aeronave, uma corporação ou uma aliança estratégica, os Racionais valorizam a inteligência em si mesmos e nos outros e se orgulham da engenhosidade que trazem para resolver seus problemas. .

Os racionais são muito escassos, compreendendo de 5 a 10% da população. Mas por causa de seu esforço para desvendar os segredos da natureza e desenvolver novas tecnologias, eles fizeram muito para moldar nosso mundo.

Existem quatro tipos de Racionais

Embora todos os Racionais compartilhem características essenciais, nem todos são iguais. Nas observações de Keirsey, ele observou que havia quatro tipos de Racionais. Eles são: o Racional Marechal de campo (ENTJ), o Racional Mastermind (INTJ), o Racional Inventor (ENTP) e o Racional Arquiteto (INTP).

Marechais de Campo

Geralmente se elevam a posições de responsabilidade e gostam de ser executivos. Eles são incansáveis em sua devoção a seus empregos e podem facilmente bloquear outras áreas da vida por causa de seu trabalho. Soberbos administradores em qualquer área – medicina, direito, negócios, educação, governo, militares – os Marechais de Campo organizam suas unidades em sistemas de bom funcionamento, planejando com antecedência, mantendo os objetivos de curto e longo prazo bem em mente.

Masterminds

São cabeça e ombros acima de tudo o resto no planejamento de contingência. Operações complexas envolvem muitos passos ou estágios, um seguindo o outro em uma progressão necessária, e os Masterminds são naturalmente capazes de entender como cada um leva ao próximo, e preparar alternativas para dificuldades que possam surgir a qualquer passo do caminho. Tentando antecipar todas as contingências, um Masterminds nunca iniciou seu projeto atual sem um Plano A em mente, mas eles estão sempre preparados para mudar para o Plano B ou C ou D, se necessário.

Inventores

Começam a construir dispositivos e mecanismos enquanto crianças pequenas e nunca param de fato, embora, quando adultos, transformem sua criatividade em muitos tipos de organizações, tanto sociais quanto mecânicas. Não há muitos inventores, digamos, cerca de dois por cento da população, mas eles têm um grande impacto em nossa vida cotidiana. Com seu espírito inovador e empreendedor, os Inventores estão sempre à procura de uma maneira melhor, sempre de olho em novos projetos, novos empreendimentos, novos processos.

Arquitetos

Não precisa se pensar neles como apenas interessados em desenhar plantas para edifícios ou estradas ou pontes. Eles são os principais projetistas de todos os tipos de sistemas teóricos, incluindo currículos escolares, estratégias corporativas e novas tecnologias. Para os arquitetos, o mundo existe basicamente para ser analisado, compreendido, explicado – e reprojetado. A realidade externa em si não é importante, pouco mais que matéria-prima a ser organizada em modelos estruturais.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Você já se perguntou como fazer o melhor uso de seus talentos naturais? Você está tomando as decisões certas na carreira? As respostas estão no seu tipo de personalidade!
Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente as suas chances de realização e sucesso profissional!

Todo o conteúdo desta página é uma tradução e do original Os Quatro Temperamentos de Keirsey do qual somos administradores credenciados.