Socialização: qual a quantidade adequada para um introvertido?

Para um introvertido, a opção de sair de casa vai lhe custar “capital energético”, ao passo em que decidir não sair pode acabar por comprometer o seu “capital social”. Para tornar mais fácil esta decisão, temos aqui uma dica útil: a Calculadora de Decisão Social. Saiba o que é e como usar lendo o nosso artigo!

Socialização- qual a quantidade adequada para um introvertido?

Eu tenho um grupo de amigos majoritariamente extrovertidos que adoram socialização em torno de copos, mesas fartas e muita animação até altas horas da noite, por vezes, vários fins de semana seguidos. São do tipo que mal acaba uma festa e já estão eles a planejar a seguinte. Como uma introvertida, eu tenho o meu combustível social limitado.

Confesso que, às vezes, sou também acometida por uma certa “preguiça social”. Assim sendo, muitos dos “sins” que digo aos eventos de convívio com meus amigos precisam de um certo esforço pessoal da minha parte. Eu acabo por ir e, o melhor, geralmente me divirto imenso. Quando lanço mão de uma das desculpas introvertidas para não sair de casa no fim de semana, me vem uma certa culpa, pois gosto dos meus amigos e não quero fazer desfeita com eles.

Capital energético vs capital social

Como introvertidos, a socialização é o nosso “calcanhar de Aquiles”. Para os introvertidos que desprendem mais energia em eventos sociais, há a necessidade de tempo extra para se recompor depois. Por outro lado, não ir pode nos custar relações que são parte importante das nossas vidas.

Quando você recebe um convite social, você pode se perguntar, devo ir, ou devo ficar em casa? Qualquer escolha traz consequências. Você enfrenta um dilema: para ir ao evento você queima “capital energético”; para declinar você acaba por queimar “capital social”. Pode ser difícil saber qual é a escolha certa, e você pode precisar de tempo para refletir e determinar qual é o ideal para você.

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!

* indicates required

A Calculadora de Decisão Social: devo ir ou devo ficar em casa?

O escritor Arnie Kozak, no seu livro The Awakened Introvert: Practical Mindfulness Skills to Help You Maximize Your Strenghts to Thrive in a Loud and Crazy World, recomenda uma ferramenta a qual dá o nome de Calculadora de Decisão Social.  Ela é uma ferramenta prática, flexível e fácil de usar.

Para ajudá-lo com sua escolha, avalie cada um dos itens a seguir em uma escala de 1 a 10. Considere quanto concorda com o item e quão relevante ou importante para você. Números mais elevados indicam maior acordo, relevância ou importância.

__________1. Você tem energia suficiente para fazer as coisas que quer fazer?
__________2. Quão importante é este evento para pessoas importantes em sua vida (isto é, seu parceiro, chefe, filhos ou outros)?
__________3. Quão importante é o evento para uma causa que você valorize profundamente?
__________4. Você está interessado em ter um relacionamento mais próximo com o anfitrião ou outras pessoas que participam do evento?
__________5. O evento oferece opções para sair quando quiser ou precisar?
__________6. Você vai gostar desse evento? Qual foi a sua experiência com este ou eventos semelhantes no passado?
_________7. Você terá tempo para se recuperar depois?

Total: ____________

Calcule sua pontuação.

Se estiver nos 40, 50 ou 60, você provavelmente está em boa forma para participar deste próximo evento. Se sua pontuação for por volta dos 10, 20 ou 30, você precisará considerar esses dados com mais cuidado. Você pode, por exemplo, sentir que algumas dessas questões são mais importantes que as demais, como os sentimentos do anfitrião em questão ou a importância da causa.

Além de considerações como essa, aqui estão algumas outras questões a serem contempladas:

Quando foi a última vez que você “esticou a corda” para sair de casa? Isso foi útil, ou você se arrependeu?

O que você aprendeu?

O que sua intuição lhe diz?

O que seu corpo lhe diz?

Sente-se e medite sobre essas questões durante os dias que antecederem a sua decisão. Você pode até mesmo fazer um diário sobre isso. Sua contagem da calculadora e suas respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a tomar sua melhor decisão. E, é claro, é sempre um palpite. Se você optar por participar e aproveitar o evento, isso é ótimo. Se você não gosta do evento, pense no porquê: sempre haverá algo a aprender.

Quando a decisão de ir ou não ir envolve pessoas importantes

Às vezes, no entanto, você não pode simplesmente tomar uma decisão por si mesmo porque outros – seu cônjuge, parceiro, família – também são convidados. O que fazer, então? Se você está negociando sua decisão de ir com um parceiro extrovertido, por exemplo, sua conversa pode ser fortalecida, levando suas respostas da calculadora de decisão social, bem como as outras questões acima em consideração.

Imagine esta negociação:

Introvertida: quão importante é para você que eu vá com você para a festa de fim de ano do seu escritório?

Extrovertido: eu apreciaria sua companhia, mas não é tão importante.

Introvertida: você se importaria de ir à essa festa sem mim?

Extrovertido: claro, não há problema. Além disso, a esposa do meu amigo também não vai. Farei companhia a ele no evento, então.

Introvertida: Obrigada por isso. Eu tive uma semana de trabalho pesada. Fomos também convidados para outras duas festas no mesmo fim de semana. Não vou aguentar mais do que uma festa no mesmo fim de semana. Qual você prefere que ambos compareçamos?

Extrovertido: acho que a festa da Ana não faremos muita falta, uma vez que não somos amigos muito próximos dela, e não conhecemos muitos dos que lá estarão.

Introvertida: prefiro ir ao evento do André porque conheço mais pessoas lá. Tudo bem?

Extrovertido: acho que isso faz sentido.

Introvertida: Obrigada, por sua compreensão e apoio, querido. Temos um acordo.

Extrovertido: Feito.

Observe que não há sensação de desculpas nesta negociação. No entanto, expressa uma sensação de reconhecer limitações e se defender por conta própria.

E você, como faz para gerir sua energia social? Compartilhe aqui a sua opinião!

Fonte: The Awakened Introvert: Practical Mindfulness Skills to Help You Maximize Your Strenghts to Thrive in a Loud and Crazy World, de Arnie Kozak.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Marta Leite - Life e Business Coach

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, Keirsey Four Temperament Assesment Administrator, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.