Solitude: 9 motivos poderosos para passar o tempo com você!

A solitude é uma escolha, e em vez de nos sentirmos desconectados dos outros, podemos nos concentrar em nos conectar com nós mesmos.

Neste mundo superconectado, nunca foi tão importante criar a solidão para nós mesmos. Estar sozinho conosco é essencial para nós encontrarmos felicidade e alegria, porque é somente quando estamos sozinhos que muitos de nós podem ser – e ver – nosso verdadeiro eu.

Outras pessoas sempre precisarão de algo de nós – especialmente aqueles que amamos – seja um sorriso, reconhecimento, para ouvir ou ajudar nos deveres de casa ou no jantar. É somente quando estamos sozinhos que podemos derrubar nossas máscaras sociais e ser totalmente nós mesmos. E é somente quando estamos sozinhos que podemos ver o que realmente precisamos e aprender a cuidar de nós mesmos.

Nós não somos ensinados a ser solitários – para muitos de nós estar sozinhos é igual a ser solitário. Nós vamos de nossas casas de família para a escola, para o local de trabalho e para ter nossas próprias famílias – tudo sem muita experiência positiva de solidão.

Portanto, é muito fácil pensar que a solidão é dolorosa e, em vez disso, preenchemos nossas vidas com atividades e nos mantém ocupados.

Mas há uma grande diferença entre solidão e solitude. A solidão é onde nos sentimos sozinhos – desconectados dos outros e muitas vezes indesejados ou deficientes de alguma forma. Mas, como você sabe, podemos nos sentir solitários mesmo quando estamos na multidão.

A solitude é uma escolha – e parece empoderadora. Quando escolhemos ficar sozinhos, em vez de nos sentirmos desconectados dos outros, podemos nos concentrar em nos conectar com nós mesmos. A solidão tem poder – quando escolhemos.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique no botão para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Aqui estão 9 benefícios que a solitude, ou solidão escolhida, lhe traz:

1) AUTOCONHECIMENTO.

A solitude cria o espaço para observarmos o que está acontecendo conosco, para descobrir o que é importante para nós, o que sonhamos e o que realmente amamos. Criar solidão para você mesmo ajuda a encontrar sua voz e descobrir quem você realmente é.

“A solidão está no centro de todo o autoconhecimento, porque é quando estamos sozinhos que aprendemos a distinguir entre o falso e o verdadeiro, o trivial e o importante.” — Desconhecido

2) CRIATIVIDADE.

Na solidão, suas ideias e inspirações vão se animar quando o turbilhão de sua vida normalmente agitada se acalma e recua ao seu redor.

3) AGRADAR A SI MESMO.

Completa e totalmente. Deixe de lado o que os outros pensam e sentem sobre o que você está fazendo. Não se preocupe se alguém mais vai gostar disso, ou se é bobagem, ou sem sentido, ou chato ou aborrecido. Faça o que você quiser. Esta é uma alegria que é impossível experimentar quando os outros estão ao nosso redor.

4) ENERGIZAR-SE.

Deixe de lado todas as complicações da vida e dos outros e caia na beleza do momento presente – e de si mesmo.

“Eu tenho que ficar sozinha com muita frequência. Eu ficaria muito feliz se eu passasse da noite de sábado até a segunda de manhã sozinha no meu apartamento. É assim que eu reabastecer.” — Audrey Hepburn

5) CLAREZA.

A solitude lhe dá espaço e privacidade para processar os problemas da vida e as emoções difíceis. Podemos rever e liberar nossas emoções em particular e isso nos permite seguir em frente com nossas vidas. Podemos fazer isso com nossos entes queridos e nos sentirmos amparados, mas quando estamos sozinhos podemos enfrentar o todo de algo, podemos fazer soluçar nossos corações se precisarmos – e não retermos nada.

6) ACALMAR seus dragões e aprender a AMAR a si mesmo.

A solitude escolhida nos dá o espaço de que precisamos para reunir nossas forças, conhecer – e matar – nossos dragões (também conhecidos como nossos gremlins ou críticos internos).

“Você não pode ficar sozinho se você gosta da pessoa com quem está sozinho.” — Wayne Dyer

7) Verdadeira GRATIDÃO.

Agradecimento. Apreciar as pequenas coisas. Quando permitimos que a poeira assente, vemos aquelas pequenas coisas pelas quais todos temos que ser gratos. É muito mais fácil apreciar a vida em toda a sua glória quando temos espaço e distância das pessoas ao nosso redor – e da nossa vida cotidiana.

8) AS RESPOSTAS QUE VOCÊ PRECISA para os problemas e dificuldades da vida.

A solitude lhe dá o espaço para perceber o que é e o que não está funcionando para você na vida. Estar sozinho é quando a água barrenta de nossas vidas ocupadas se instala para que tenhamos distância e clareza suficientes para ver a verdade das coisas.

“Para entender o mundo, é preciso se afastar ocasionalmente.” — Albert Camus

9) CONFIANÇA.

O simples ato de ficar sozinho conosco é incrivelmente poderoso. Estamos dizendo “eu valho a pena”. Estamos literalmente honrando nossos ‘eus’ – a base da autoestima.

Para finalizar, esta declaração poética de Rainer Maria Rilke, “Sua solidão será uma fortaleza e um lar para você mesmo em meio a condições muito desconhecidas e a partir daí você encontrará todas as seus caminhos”.

Todos temos todas as respostas que precisamos – dentro de nós, mas precisamos de um pouco de solidão escolhida para discernir a verdade do mundo, nos conectar com o nosso verdadeiro eu e encontrar nossa sabedoria interior.

Foto de Aki Tolentino em Unsplash

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Anúncios