Timidez x Introversão: desfazendo o equívoco

Faz-se bastante confusão a respeito dos termos timidez x introversão. E ainda parece distante o tempo em isso irá deixar de ocorrer. Mas, afinal o que as diferencia?

Para perceber melhor essa confusão timidez x introversão é importante saber que, muito embora alguns introvertidos sejam tímidos, timidez e introversão são dois conceitos bem distintos.

É importante saber que a timidez não é uma característica apenas mais encontrada nos introvertidos: muitos extrovertidos também são tímidos. Também é verdade que muitos introvertidos se sentem – ou são tidos como – tímidos, quando na verdade não são.

Para você manter sua mente calma, fortalecer sua autoconfiança e sentir-se bem na sua própria pele.

Conheça os nossos cursos na UDEMY!

Curso Autoestima na Prática

Construindo Uma Autoconfiança Verdadeira em Passos Simples

Como Alterar Pensamentos Que Geram Sofrimento

Slider

Para percebermos melhor, aqui vai a diferença básica entre cada um deles:

Introversão

É uma capacidade saudável de nos sintonizarmos com o nosso mundo interior. É uma qualidade construtiva e criativa encontrada em muito pensadores independentes cujas contribuições enriquecem o mundo.

Os introvertidos possuem competência sociais, gostam de outras pessoas e apreciam alguns tipos de convívio social. Porém, a conversa de circunstância típica das festas gastam-lhes a energia, dando-lhes pouco em contrapartida.

Os introvertidos apreciam conversa de um-para-um, mas atividades de grupo podem ser para eles sobreestimulantes e drenar-lhes energia.

Timidez

A timidez é uma forma de ansiedade social, um constrangimento extremo na presença de outras pessoas. Pode ter algumas razões genéticas (sob a forma de um centro de medo altamente reativo), mas é habitualmente aprendida a partir de experiências na escola, com amigos e nas famílias. Para alguns vai e vem em diversas idades e em determinadas situações.

As pessoas tímidas poderão se sentir constrangidas em conversas de um-para-um, ou em situações de grupo. Não se trata de uma questão de energia; trata, sim, de uma falta de confiança em situações sociais. É um medo daquilo que os outros poderão pensar de nós.

Provoca suores, tremuras, rosto ou pescoço vermelhos, coração acelerado, autocríticas e a convicção de que as pessoas se estão a rir de nós. É a sensação de que somos a única pessoa em pé sob um foco de luz, e um desejo de que o chão se abra e nos trague.

A timidez não tem a ver com quem nós somos(ao contrário da introversão), mas sim com quem as outras pessoas pensam que somos, e é portanto suscetível a mudanças de comportamento.

Extrovertidos que precisam estar com outras pessoas para reabastecer podem sofrer muito se forem tímidos. A boa notícia é que aprender estratégias para alterar seu comportamento pode reduzir significativamente a timidez.

Para saber se é Introvertido ou Extrovertido, faça um teste simples clicando aqui.

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente


Referências: As Vantagens de Ser Introvertido, de Marti Olsen Laney

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.