Tímido, introvertido, ambos ou nenhum? O que isso importa?

Muito embora todos achem que tímido, introvertido, assim como timidez e introversão possuem o mesmo significado, a verdade é que elas não são!

Tímido, introvertido, ambos ou nenhum? O que isso importa?

Você é tímido, introvertido, ambos ou nenhum? Para começar a perceber a confusão que se faz em torno destes dois termos, aqui vai um exemplo muito conhecido. Bill Gates é uma pessoa introvertida, mas não é tímido. A cantora Barbra Streisand é tida como extrovertida, mas luta com um caso paralisante de medo do palco: ela é uma pessoa extrovertida tímida. Estes dois casos bastante conhecidos, inclusive, nos mostram claramente que introversão não tem relação direta com timidez. A timidez é o medo do julgamento negativo, e introversão é uma preferência por ambientes tranquilos, minimamente estimulantes.

Para você manter sua mente calma, fortalecer sua autoconfiança e sentir-se bem na sua própria pele.

Conheça os nossos cursos na UDEMY!

Curso Autoestima na Prática

Construindo Uma Autoconfiança Verdadeira em Passos Simples

Como Alterar Pensamentos Que Geram Sofrimento

Slider

Mas, se a timidez e a introversão são tão diferentes, por que nós muitas vezes fazemos essa associação, especialmente na mídia popular? Em que momento a introversão e a timidez se sobrepõem?

Segundo Susan Cain – a escritora do best seller do New York TimesSilêncio, O poder dos introvertidos em um mundo que não para de falar, e líder do projeto The Quiet Revolution, cujo objetivo é levar o mundo a enxergar através da perspectiva dos introvertidos – “há um viés compartilhado em nossa sociedade contra ambas as características. O estado mental de uma pessoa extrovertida tímida sentada calmamente em uma reunião de negócios pode ser muito diferente do de um introvertido. A pessoa extrovertida tímida tem medo de falar, enquanto o introvertido simplesmente sente-se super estimulado. Mas, para o mundo exterior, os dois parecem ser o mesmo. E nenhum dos tipos é bem-vindo. Estudos mostram que nós classificamos faladores rápidos e frequentes como mais competentes, simpáticos, e até mesmo mais espertos do que os lentos.

Susan ainda acrescenta que a filosofia e a antropologia têm – ao longo da história – associado timidez a introversão. Mantendo uma noção velha, generalizada e persistente que coloca o homem de ação, prático, realista ou sociável em oposição ao pensador, sonhador, idealista ou tímido. Neste aspecto fica claro que se trata das definições associadas aos extrovertidos e introvertidos.

Então, com uma cultura tão enraizada apontando para evidências sempre na mesma direção, estariam todas elas equivocadas?

Segundo Susan, não. Psicólogos descobriram que a timidez e introversão se sobrepõem (o que significa que muitas pessoas tímidas são introvertidos, e vice-versa), embora o debate seja em que grau. Há várias razões para essa sobreposição. Por um lado, algumas pessoas nascem com temperamentos “altamente-reativos” que os predispõem a ambos: timidez e introversão. Além disso, uma pessoa tímida pode tornar-se mais introvertido ao longo do tempo; uma vez que a vida social é dolorosa, ela está motivada para descobrir os prazeres da solidão e outros ambientes minimamente sociais. E um introvertido pode tornar-se tímido depois de receber continuamente a mensagem de que há algo errado com ele.

Porém, a timidez e introversão não se sobrepõem completamente, ou mesmo predominantemente. O tema é ainda bastante discutido e também bastante complexo. O que os põe, sem sombra de dúvidas, na maior parte do tempo sob a mesma perspectiva é – como deu a entender, Susan – o simples fato de que as características comportamentais. Tanto o tímido, introvertido ou o tímido e introvertido são o avesso daquilo que é cultuado, exigido e tido como adequado pela sociedade: a atitude extrovertida.

E você é tímido, introvertido ou ambos e o quanto isso afeta a sua vida?

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente


Referências: Are You Shy, Introverted, Both, or Neither (and Why Does It Matter)? – By Susan Cain

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Anúncios