MBTI Teorias da Personalidade

Tipos de Personalidade: o quanto você sabe sobre si mesmo? (Faça um teste)

Tipos de Personalidade: o quanto você sabe sobre si mesmo? (Faça um teste)
Escrito por Marta Leite
Os aspectos da nossa personalidade são bastante determinantes nas nossas vidas. As escolhas que faremos, as relações que teremos e como lidaremos com os desafios da vida dependem disso. Você já ouviu falar em Tipos de Personalidade?

Já parou para pensar nas razões pelas quais você faz as coisas da forma que faz, e ela é geralmente a mesma? Já se perguntou por qual motivo algumas pessoas necessitam tanto de interagir e outras adoram estar sozinhas? Ou a razão de algumas pessoas serem tão focadas enquanto outras bem mais dispersas? O que os nossos tipos de personalidade dizem sobre os nossos comportamentos?

São muitas as características que nos distinguem uns dos outros, e conhecê-las é fundamental. Isso chama-se autoconhecimento e ele é essencial se você quer descobrir mais sobre si próprio e necessita ultrapassar as dificuldades que lhe impedem de avançar na vida.

“Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado.” –Lao Tsé

Como todos nós sabemos, desde o início dos tempos, existe uma busca por ferramentas que visem nos categorizar, ou seja, perceber os nossos comportamentos de maneira geral.

Muitos estudos foram e continuam sendo feitos e os resultados vêm sendo utilizados e servindo como referência nos mais diversos campos de atuação. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Teste de Personalidade do Modelo de Myers-Briggs®, baseado na teoria descrita no livro Tipos de Personalidade, do psicólogo Carl Jung, de 1921. Esse tipo de avaliação é bastante usado por muitas empresas.

Fazer um teste destes pode ajudar você a perceber a razão pela qual costuma se comportar de determinadas maneiras em determinas situações – ou seja, quais são as suas preferências e como elas ditam o seu comportamento.

As Descrições de Tipos

As Descrições de Tipos descrevem como as pessoas que pertencem a um tipo específico de personalidade provavelmente irão se comportar – porém, lembre-se de que são apenas indicadores e tendências, e não orientações definitivas ou respostas.

O objetivo da classificação não é gerar segregação, mas sim estimular o reconhecimento e a valorização das individualidades dentro do coletivo.

É importante também ressaltar que os testes não tentam determinar características ou limitar escolhas pessoas e profissionais, mas sim identificar padrões observados nas inúmeras personalidades do mundo. A personalidade é apenas um de muitos aspectos nossos. É também uma construção única iniciada na infância e em constante transformação ao longo de toda a vida, tanto por influências externas quanto de suas próprias reflexões pessoais.

A personalidade também interfere nas relações sociais, autodesenvolvimento, produção artística, e outros elementos do dia-a-dia.

Essa informação pretende inspirar o crescimento pessoal e um entendimento melhor dos outros, e não ser levada como um mantra.

Meu caminho de auto descoberta

Quando eu fiz o meu teste eu me surpreendi ao ver todas as minhas tendências de comportamento. Me descobri descrita no Tipo INFJ – a Conselheira (do original em Inglês: Introvert Intuition Feeling Judging ou Introvertido Intuitivo Sentimento e Julgamento). Isso me ajudou a ter um entendimento bem mais amplo sobre eu mesma. E, é claro, que foi fundamental para que eu pudesse desenvolver meu próprio caminho de autodesenvolvimento.

Um simples teste sobre seu tipo de personalidade não diz tudo a respeito de si. Mas ele pode ser o ponto de partida para a sua busca por autoconhecimento.

No espectro da Introversão e Extroversão, esse teste pode lhe ser bastante útil. Quem sabe acabará por também se descobrir um introvertido? Assim sendo, descobrir as razões da sua dificuldade em expor-se para grandes públicos.

FAÇA AQUI O SEU TESTE DE PERSONALIDADE EM PORTUGUÊS!


Referências:

Teste de Personalidade Inspiira – inspiira.org

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente

E-book Além da Introversão


Pode também fazê-lo preenchendo o formulário a seguir e nos enviando!

Se esse artigo lhe foi útil, curta e compartilhe!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: