Trabalhos com baixo estresse para introvertidos e PASs

Então, para aqueles de vocês que tentam decidir sobre uma carreira ou fazer uma mudança de carreira, quais são alguns empregos de baixo estresse ideais para introvertidos, pessoas altamente sensíveis e até mesmo empáticos?

Trabalhos de baixo estresse para introvertidos e PASs

Você não precisa ser uma PAS ou um introvertido para querer um emprego com baixo nível de estresse. Há pessoas que desejam pressões e ambientes agitados, mas eu aposto que a maioria das pessoas não.

Então, para aqueles de vocês que tentam decidir sobre uma carreira ou fazer uma mudança de carreira, quais são alguns empregos de baixo estresse ideal para introvertidos, pessoas altamente sensíveis e até mesmo empáticos?

Sabe o que é uma Pessoa Altamente Sensível? Clique no botão ao lado e saiba mais, e faça também um teste!

O que causa estresse em um emprego?

Ao determinar os melhores trabalhos de baixa tensão para introvertidos e PASs (pessoas altamente sensíveis), pode ser útil examinar primeiro o que torna um trabalho estressante. Existem inúmeros fatores que podem fazer você se sentir estressado ou ansioso no trabalho. Aqui estão alguns exemplos:

  • Pressão para atingir metas de vendas, benchmarks ou outros objetivos. Se o seu trabalho estiver completamente ligado a metas que são difíceis de alcançar, isso pode constantemente fazer você se sentir próximo ao fracasso.
  • Medo de perder o emprego. Se você trabalha em um ambiente instável, sua empresa está mal das pernas, ou você sente que pode ser demitido devido ao seu desempenho (seja um trabalho garantido ou não), preocupar-se constantemente com a estabilidade do trabalho pode causar alto estresse, ainda mais se você absolutamente não pode se dar ao luxo de estar desempregado. Um sentimento de falta de controle causa ansiedade.
  • Tarefas infinitas que não terminam mais. Uma vez tive um emprego onde tive que realizar suporte técnico de alto nível para software complicado. Mesmo que eu lutasse durante um dia difícil, tinha que fazer tudo de novo no dia seguinte. Esse sentimento de trabalho sem fim foi estressante para mim. Eu nunca tive uma sensação de conclusão, ou ser capaz de passar para outras tarefas.
  • Correr contra o relógio. Se você tem um trabalho onde você precisa realizar um certo número de tarefas em uma quantidade exata de tempo, você nunca se sentirá relaxado ou calmo – sempre em estado de pressa.
  • Seu trabalho é simplesmente difícil para você, todos os dias. O estresse pode simplesmente vir de ter um trabalho difícil que você luta para fazer com competência. Talvez seja fisicamente ou mentalmente cansativo e tire sua energia para sua vida pessoal.
  • Há muita coisa em jogo. Digamos que você trabalha em uma profissão de ajuda, como um médico, veterinário ou enfermeiro. Pode haver consequências terríveis se você cometer algum erro, o que obviamente é estressante.
  • Fadiga da compaixão. Da mesma forma, em profissões de ajuda onde você tem que lidar com a vida, a morte e o sofrimento dos outros, você pode ter momentos difíceis ao tentar separar suas próprias emoções das de outras pessoas. As pessoas altamente sensíveis e os empáticos têm tanta empatia que, muitas vezes, levam para casa as lutas dos outros, que as usa. Leia mais sobre a fadiga da compaixão.
  • Sobreestimuação ambiental. O ruído constante ou alto ou a luz brilhante podem fisicamente drená-lo.
  • Lidar com pessoas. Para os introvertidos, lidar com outras pessoas simplesmente gasta energia. Os trabalhos onde você deve se envolver com os outros o dia todo podem ser estressantes e, obviamente, ainda mais se essas pessoas são exigentes, controladoras ou difíceis. Se você trabalha no serviço ao cliente e tem que lidar um a um com pessoas que muitas vezes são infelizes, pode ser difícil não levar as coisas para o lado pessoal quando se é uma PAS(pessoa altamente sensível).
  • Todas as espécies de questões interpessoais. Existem todos os tipos de estressores que podem vir de trabalhar com ou trabalhar para pessoas com as quais você não se dá bem.

INTROVERTIDAMENTE

O que torna um trabalho menos estressante do que outros?

  • Você consegue determinar sua agenda, ou é pelo menos flexível.
  • Você consegue ajudar as pessoas, sentir satisfação ou trabalhar por uma causa na qual você acredita ou se preocupa.
  • Você não tem prazos rígidos.
  • Você não precisa lidar com pessoas sem parar (se você é introvertido).

Qualquer trabalho que englobe esses pontos pode entrar na minha lista de empregos de baixa tensão para introvertidos e PASs.

E sobre o trabalho por conta própria?

Por um lado, trabalhar por conta própria significa que você conseguiu definir sua própria agenda e você não precisa responder a mais ninguém. Você pode criar seu espaço de trabalho para se sentir confortável. Você pode trabalhar em qualquer lugar, e talvez até trabalhe em algo pelo que você é apaixonado. Parece perfeito, certo?

Trabalhei por mim mesmo há alguns anos e honestamente, acho que trabalhar em um escritório teve menor estresse. Agora, eu sou responsável pela minha renda. Eu e só eu.

Agora, se não sou auto-disciplinado, organizado e focado, não sou pago. Estou 100% vinculado à minha produção e desempenho. E, como freelancer, nunca sei se um dos meus clientes vai decidir terminar seu trabalho comigo por qualquer motivo. Quando você está começando como freelancer, você pode sentir que está constantemente procurando por trabalho, o que pode ser estressante.

O meu maior problema com ser autônomo é que o trabalho parece não acabar. Quando você sai de um escritório típico e vai para casa, há um “fim” marcado para o seu dia de trabalho. Sim, você pode responder a alguns emails de casa ou outras coisas, mas na maior parte, você sabe que suas responsabilidades de trabalho para o dia acabaram. Não é assim quando se é autônomo. Eu sempre estou pensando que eu deveria estar trabalhando. É difícil parar de me preocupar se estou fazendo o suficiente.

No geral, o ponto é que ser autônomo tem aspectos positivos e negativos dos quais deve estar ciente. Então, ao considerar carreiras e trabalhos de baixa tensão para introvertidos e pessoas sensíveis, tenha isso em mente.

E, finalmente: a lista de empregos de baixa tensão para introvertidos e pessoas sensíveis

Não há como fazer uma lista perfeita. Um desenvolvedor de software pode amar seu trabalho e outro pode odiar. Depende de muitos fatores.

Eu tentei selecionar carreiras que sejam um pouco autônomas e independentes. Além disso, há trabalho em que você se sente plenamente bem e atrás de um computador e não tem tanta interação cara a cara como a maioria dos outros colegas. Trabalhos com horários flexíveis também são bons.

  • Prestador de serviço: servente, jardineiro, alfaiate, motorista de caminhão, remetente de correio, pintor de casa, dog sitting.
  • Analista de números e dados: economista, preparador de impostos, matemático, estatístico, astrônomo, atuário, analista financeiro. Os dados podem ser divertidos para trabalhar; não têm a imprevisibilidade que o trabalho com as pessoas tem.
  • Especialista em tecnologias da informação: engenheiro de hardware, gerentes de sistemas de informática e de informação, desenvolvedor de software de aplicativos e outros. Claro, a dificuldade com um chefe ou prazos apertados podem causar estresse.
  • Reparação de máquinas industriais
  • Trabalhos de fábrica
  • Arquivista
  • Designer gráfico. (Embora tratar com clientes pode ser estressante.)
  • Topógrafo
  • Optometrista. Eles realizam exames oculares e prescrevem óculos ou lentes de contato. Eles lidam com muitas pessoas face a face, mas têm menor estresse do que um oftalmologista.)
  • Gerente de mídia social
  • Revisor / Editor
  • Editor de filme / vídeo / áudio. Você passa a passar muito tempo sozinho, editando.
  • Taquígrafo
  • Tradutor
  • Dietista
  • Cientista (Este é um termo vago, há muitos, muitos tipos de cientistas. Alguns trabalham em laboratório, escritório, pessoas, animais, máquinas ou no exterior).
  • Especialistas em transcrições.

O que você acha que são os melhores trabalhos de baixo estresse para introvertidos e pessoas altamente sensíveis? Por favor, deixe um comentário abaixo!

Texto original Low stress jobs for introverts and sensitive people de Kelly O’Laughlin – autora do livro A Highly Sensitive Person’s Life: Stories & advice for those who experience the world intensely.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Envie-nos um Email!

Marta Leite
Eu sou Life e Business Coach. Criadora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Trabalho com introvertidos ajudando-os a lidar com os desafios do traço e a identificar e desenvolver seus potenciais.