Uma verdade sobre introversão que todos precisam saber

Muito embora esteja sendo bem difundido, o termo introversão ainda é insuficientemente compreendido. O que é que algumas pessoas ainda precisam saber sobre ele?

Uma verdade sobre introversão que todos precisam saber

“Não existe introvertido ou extrovertido puro. Um homem assim estaria em um sanatório para lunáticos”. — Carl Jung

Você acabou de descobrir que tem uma personalidade que tende para a introversão. E, como a maioria dos outros introvertidos, se surpreende quando se reconhece nas definições do termo introversão e na forma como ela reflete algumas das suas principais características. Porém, ao longo do tempo e à medida em que vai se aprofundando neste conhecimento, muitas perguntas com as seguintes começam a surgir:

  • Por que eu tenho características tanto de introvertido quanto de extrovertido?
  • Por que embora eu seja um introvertido, meus comportamentos não são similares aos da maioria dos introvertidos que eu conheço?
  • Eu antes era mais extrovertido e com o passar do tempo me tornei mais introvertido. Será que eu mudei de personalidade?
  • Por que quando digo às pessoas que sou introvertido, elas não acreditam, em mim?

Muitos extrovertidos podem até não entender o que significa o termo introversão. No entanto, seria um verdadeiro problema se os próprios introvertidos não se compreendessem. Entretanto isso nem sempre é fácil, especialmente quando você olha para algumas das definições existentes sobre introversão.

  • O Dicionário de Psicologia Oxford afirma que a introversão é “um traço de personalidade duradouro caracterizado pelo interesse no eu em vez do mundo exterior.”
  • No Priberam o termo está descrito como “que ou quem tem tendência de dirigir para o interior a sua atenção e suas emoções.”
  • O Infopedia traz “é ensimesmado e reservado e fixa o seu interesse na vida interior e é indiferente à vida exterior.”
  • Naquilo que talvez seja a definição mais negativa de todas, o Webster’s New World Thesaurus reivindica que as palavras ‘cismado’ , ‘auto-observador’ , ‘egoísta’ , ‘narcisista’ , ‘solitário’ , ‘lobo solitário’ são sinônimos de ‘introvertido’.

A julgar por essas definições do termos introversão, e também pela forma como os introvertidos parecem ser tão diferentes uns dos outros – até para eles mesmos – não parece algo fácil mesmo de entender. Principalmente quando você foge de alguns estereótipos comuns do traço.

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!

* indicates required

INTROVERSÃO NÃO É UMA CATEGORIA – É UM CONTÍNUO

A questão é a seguinte: quando pensamos nos termos introversão e extroversão tendemos em pensá-los enquanto categorias fixas. Mas na verdade, a maioria dos introvertidos e extrovertidos se aglomera na forma daquilo que a estatística denomina com “curva normal”. A “curva normal” é uma curva em forma de sino que aparece quando coisas como altura média ou a prevalência de certas personalidades são representadas graficamente. A maioria das pessoas, seja a altura ou a personalidade a ser medida, será agrupada em torno do meio – a média – e depois se arrastam nos extremos.

Uma verdade sobre introversão que todos precisam saber

Portanto, introversão e extroversão não são uma exceção. A curva normal pode ser útil para entender introvertidos e extrovertidos em um contexto maior e também apreciar a literatura sobre introvertidos e extrovertidos. A curva normal prevê que, em média, cerca de dois terços da população estarão centrados no meio. Um sexto será mais fortemente introvertido; o outro sexto será mais intensamente extrovertido.

Quando você lê sobre introvertidos e extrovertidos, os autores geralmente descrevem os casos mais extremos. Todos, até extremos introvertidos e extrovertidos, contêm alguma qualidade do outro em algumas situações. Pode ser útil saber que a maioria das pessoas está na média. O que pode ajudar a compensar mentalidade do tipo “nós” versus “eles”.

NÃO EXISTEM INTROVERTIDOS PUROS

A diferença entre “introvertidos” e “extrovertidos”, então, é a frequência com que eles exibem comportamentos introvertidos e extrovertidos.

Não existe um “introvertido” – apenas pessoas que pensam, sentem e se comportam como introvertidos a maior parte do tempo; e não existe tal coisa como um “extrovertido” – apenas pessoas que pensam, sentem e se comportam como extrovertidos a maior parte do tempo. Tanto os introvertidos quanto os extrovertidos (exceto nos extremos) têm um repertório de tendências introvertidas e extrovertidas.

Dito isso, o desafio de ser introvertido é honrar, aceitar e celebrar suas qualidades introvertidas e desenvolver suas qualidades extrovertidas, que você provavelmente precisará usar de tempos em tempos. É melhor não pensar em si e nos outros como estritamente introvertidos ou extrovertidos. Casos extremos são úteis para destacar diferenças, mas, ao mesmo tempo, tendem a exagerar essas diferenças. Por outro lado, como bem disse Carl Jung, um introvertido ou extrovertido puro estaria vivendo em uma sanatório para loucos.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o real significado do termo? Comente ou envie a suas questões!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Dúvidas, críticas ou sugestões, fale conosco!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.