Uma visão geral do tipo de personalidade ENFP

Pessoas com personalidade ENFP são charmosas, enérgicas, independentes, que prosperam em situações onde podem ser criativas e inovadoras.

Uma visão geral do tipo de personalidade ENFP

Pessoas com esse tipo de personalidade são frequentemente descritas como entusiastas, carismáticas e criativas.
Pessoas com esse tipo de personalidade são muito charmosas, enérgicas e independentes. Eles são criativos e se dão melhor em situações em que têm liberdade para serem criativos e inovadores. Estima-se que 5 a 7 por cento das pessoas são ENFPs.

Principais características ENFP

  • ENFPs têm excelentes habilidades pessoais. Além de terem muito entusiasmo, eles também se preocupam genuinamente com os outros. ENFPs são bons em entender o que outras pessoas estão sentindo. Devido ao seu zelo, carisma e criatividade, eles também podem ser grandes líderes.
  • Pessoas com esse tipo de personalidade não gostam muito de rotina e preferem focar no futuro. Embora sejam ótimos em gerar novas ideias, às vezes adiam tarefas importantes para o último minuto. Sonhar com ideias, mas não levá-las à conclusão é um problema comum.
  • Os ENFPs também podem se distrair facilmente, especialmente quando estão trabalhando em algo que parece chato ou pouco inspirador.
  • ENFPs são flexíveis e gostam de manter suas opções abertas. Eles podem ser espontâneos e altamente adaptáveis a mudanças. Eles também não gostam de rotina e podem ter problemas com desorganização e procrastinação.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Caloroso e entusiasmado
  • Empático e atencioso
  • Fortes habilidades pessoais
  • Fortes habilidades de comunicação
  • Divertido e espontâneo
  • Altamente criativo

Fraquezas

  • Precisa de aprovação de outros
  • Desorganizado
  • Tende a ficar estressado facilmente
  • Pode ser excessivamente emocional
  • Pensa demais
  • Luta para seguir regras

Funções cognitivas

Cada tipo de personalidade é composto por quatro funções cognitivas  principais que se relacionam a como as pessoas processam informações e tomam decisões. São as duas primeiras funções que desempenham o papel mais óbvio na personalidade. As duas últimas funções também desempenham um papel na personalidade, embora sua influência possa surgir apenas em certos ambientes ou situações.

Dominante: Intuição Extrovertida

ENFPs geralmente se concentram no mundo de possibilidades. Eles são bons em pensamento abstrato e preferem não se concentrar nos pequenos detalhes. Eles são criativos e focados no futuro. Os ENFPs são bons em ver as coisas como elas deveriam ser, em vez de focar simplesmente no que são. Eles têm uma tendência natural de se concentrar nos relacionamentos e são hábeis em encontrar padrões e conexões entre pessoas, situações e ideias.

Auxiliar: Sentimento Introvertido

Ao tomar decisões, os ENFPs valorizam mais os sentimentos e valores do que os critérios lógicos e objetivos. Eles tendem a seguir seu coração, ter empatia com os outros e deixar que suas emoções guiem suas decisões. Os ENFPs têm um forte desejo de ser verdadeiros consigo mesmos e com seus valores. Em um mundo ideal, seu mundo estaria em congruência com seus valores.

Terciária: Pensamento Extrovertido

Essa função cognitiva está centrada na organização de informações e ideias de forma lógica. Ao examinar as informações, o ENFP pode usar esta função para classificar dados díspares a fim de localizar conexões de forma eficiente. Por exemplo, um ENFP pode “pensar em voz alta” enquanto está resolvendo um problema, exibindo todas as informações para criar uma linha de pensamento facilmente seguida.

Inferior: Sensação Introvertida

Os ENFPs expressam essa função comparando as coisas que estão experimentando no momento com experiências passadas. Ao fazer isso, muitas vezes são capazes de trazer à mente memórias, sentimentos e sensações que associam a esses eventos. Isso permite que o indivíduo busque padrões e formule expectativas para eventos futuros com base em suas experiências anteriores.

Relações pessoais

Os ENFPs são extrovertidos, o que significa que adoram passar tempo com outras pessoas. Socializar-se na verdade lhes dá mais energia, ajudando-os a se sentirem renovados, revigorados e animados com a vida. Enquanto outros tipos de extrovertidos tendem a não gostar da solidão, os ENFPs precisam de algum tempo a sós para pensar e refletir.

ENFPs tendem a ser afetuosos e apaixonados nos relacionamentos. Como extrovertidos, são naturalmente otimistas e gregários. Nos relacionamentos, estão sempre buscando crescimento e formas de fortalecer suas parcerias. Eles tendem a ser atenciosos e espontâneos. Sua disposição de correr riscos às vezes pode ser estressante para aqueles que os amam.

Percursos de Carreira

Ao escolher um plano de carreira, é uma boa ideia que as pessoas entendam os potenciais pontos fortes e fracos de seu tipo de personalidade. Pessoas com o tipo de personalidade ENFP se dão melhor em empregos que oferecem muita flexibilidade.

Por serem empáticos e interessados nas pessoas, costumam se dar bem em carreiras voltadas para o serviço. Eles devem evitar carreiras que envolvam a conclusão de muitas tarefas rotineiras e detalhadas.

Carreiras populares para ENFPs

  • Psicólogo
  • Jornalista
  • Ator
  • Âncora / repórter de TV
  • Nutricionista
  • Enfermeira
  • Assistente social
  • Político
  • Conselheiro

Dicas para interagir com ENFPs

Amizades

ENFPs são amigos divertidos e excitantes. Eles gostam de fazer coisas novas e geralmente têm um amplo círculo de amigos e conhecidos. Eles são perceptivos aos sentimentos das outras pessoas e são bons em compreender outras pessoas rapidamente. Você pode ajudar seus amigos ENFP fornecendo apoio emocional para ajudá-los a atingir seus objetivos.

Parentalidade

Como os ENFPs não gostam da rotina, seus filhos às vezes podem considerá-los inconsistentes. No entanto, eles normalmente têm relacionamentos fortes e amorosos com os filhos e são bons em transmitir seu senso de valores. Os pais de crianças ENFP descobrirão que seus filhos têm um forte senso de imaginação e uma grande dose de entusiasmo pela vida. A energia de seu filho pode parecer avassaladora às vezes, mas você deve procurar maneiras de ajudá-lo a explorar sua criatividade.

Uma luta que eles podem enfrentar é fornecer estrutura e limites. Embora reconheçam a necessidade de tais coisas, nem sempre são bons em definir ou impor tais limitações. Os pais de ENFPs devem encorajar seus filhos a serem criativos, mas fornecer regras e diretrizes.

Relacionamentos

ENFPs tendem a ser apaixonados e entusiasmados em relacionamentos românticos. Os relacionamentos de longo prazo às vezes podem chegar a um obstáculo porque as pessoas com esse tipo de personalidade estão sempre pensando no que é possível, em vez de simplesmente se concentrar nas coisas como elas são. Para manter o romance vivo, é importante procurar novas maneiras de trazer emoção ao relacionamento.

Uma visão geral do tipo de personalidade ENFP

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.