Uma visão geral do tipo de personalidade ENTJ

ENTJ é um tipo personalidade que é caracterizado por pessoas assertivas, confiantes, planejadoras, francas, e com fortes habilidades verbais.

Uma visão geral do tipo de personalidade ENTJ

ENTJA sigla ENTJ representa um dos 16 tipos de personalidade que são identificados pelo Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Esta popular avaliação de personalidade foi desenvolvida por Isabel Myers e sua mãe Katherine Briggs. A ferramenta de avaliação é baseada na teoria dos tipos de personalidade de Carl Jung. Outras pessoas costumam descrever as pessoas com esse tipo de personalidade como assertivas, confiantes e francas.

De acordo com David Keirsey, o criador do Keirsey Temperament Sorter, o tipo ENTJ é bastante raro, representando apenas dois por cento da população.

Principais características ENTJ

  • Pessoas com esse tipo de personalidade gostam de passar o tempo com outras pessoas. Eles têm fortes habilidades verbais e interagir com outras pessoas os ajuda a se sentirem energizados.
  • Os tipos ENTJ preferem pensar no futuro ao invés de focar no aqui e agora. Eles geralmente acham informações abstratas e teóricas mais interessantes do que detalhes concretos.
  • Ao tomar decisões, os ENTJs colocam maior ênfase nas informações objetivas e lógicas. Os sentimentos pessoais e as emoções dos outros tendem a não influenciar muito em suas escolhas.
  • ENTJs são planejadores. Tomar decisões e ter um cronograma ou curso de ação planejado dá a eles uma sensação de previsibilidade e controle.
  • Eles são altamente racionais, bons em detectar problemas e se destacam em assumir o comando. Essas tendências os tornam líderes naturais que se concentram em resolver problemas de forma eficiente.
  • Um mito sobre ENTJs é que eles são frios e implacáveis. Embora não sejam necessariamente bons com emoções, isso não significa que sejam intencionalmente cruéis. Eles tendem a esconder suas próprias emoções e sentimentalismo, vendo isso como uma fraqueza que não deve ser revelada aos outros.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Fortes habilidades de liderança
  • Confiante
  • Bem organizado
  • Bom em tomar decisões
  • Assertivo e franco
  • Fortes habilidades de comunicação

Fraquezas

  • Impaciente
  • Teimoso
  • Insensível
  • Agressivo
  • Intolerante

Funções cognitivas

Com base na teoria junguiana da personalidade, o MBTI sugere que a personalidade é composta de um número de diferentes  funções cognitivas. Essas funções podem ser focadas principalmente para fora (extrovertido) ou para dentro (introvertido). Cada uma dessas funções está relacionada a como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. A função dominante é o aspecto mais proeminente da personalidade, enquanto a função auxiliar desempenha um papel de apoio. A função terciária tem uma influência mais fraca, mas pode se tornar mais aparente quando a pessoa está sob estresse. A função inferior é basicamente inconsciente e costuma ser um ponto fraco. Desenvolver esse aspecto pode ajudar as pessoas a formar uma personalidade mais equilibrada.

Dominante: Pensamento Extrovertido

  • Esta é uma função preferida do ENTJ e é expressa através da maneira como eles tomam decisões e julgamentos.
  • ENTJs têm a tendência de falar primeiro sem ouvir, fazendo julgamentos precipitados antes de realmente assimilar todas as informações pertencentes a uma situação.
  • Embora tendam a fazer julgamentos precipitados, também são muito racionais e objetivos. Eles estão focados em impor ordem e padrões ao mundo ao seu redor. Definir metas mensuráveis é importante.

Auxiliar: Intuição Introvertida

  • Pessoas com esse tipo de personalidade são focadas no futuro e sempre consideram as possibilidades ao tomar uma decisão.
  • Os ENTJs têm visão de futuro e não têm medo de mudanças. Eles confiam em seus instintos, embora possam ter uma tendência a se arrepender de tirar conclusões precipitadas.

Terciária: Sensação Extrovertida

  • Esta função cognitiva dá aos ENTJs um apetite por aventura. Eles gostam de novas experiências e às vezes podem se envolver em comportamentos de busca de emoção.
  • Devido ao seu foco sensorial externo, eles também apreciam as coisas bonitas da vida. Freqüentemente, gostam de se cercar de coisas que consideram atraentes ou interessantes.

Inferior: Sentimento Introvertido

  • O sentimento introvertido está centrado em sentimentos e valores internos. As emoções podem ser uma área difícil para ENTJs, e eles geralmente não entendem como essa parte de sua personalidade contribui para o processo de tomada de decisão.
  • Quando este aspecto da personalidade é fraco, os ENTJs podem se sentir desconfortáveis ou estranhos em ambientes onde algum tipo de resposta emocional é necessária.

Relações pessoais

Como os ENTJs são extrovertidos, eles ganham energia com a socialização (ao contrário dos introvertidos, que gastam energia em situações sociais). Eles adoram ter conversas e debates apaixonados e animados. Em alguns casos, outras pessoas podem se sentir intimidadas pela confiança e fortes habilidades verbais do ENTJ. Quando têm uma boa ideia, as pessoas com esse tipo de personalidade se sentem compelidas a compartilhar seus pontos de vista com os outros.

Apesar de suas habilidades verbais, ENTJs nem sempre são bons em entender as emoções de outras pessoas. Expressar emoções pode ser difícil para eles às vezes, e sua tendência a entrar em debates pode fazer com que pareçam agressivos, argumentativos e conflituosos. As pessoas podem superar esse problema fazendo um esforço consciente para pensar sobre como as outras pessoas podem estar se sentindo.

Eles podem ter dificuldade para entender ou conviver com tipos de personalidade mais sensíveis. Embora sejam extrovertidos, não são emocionalmente expressivos e outras pessoas podem considerá-los insensíveis.

Percursos de Carreira

Graças ao conforto sob os holofotes, capacidade de comunicação e tendência a tomar decisões rápidas, os ENTJs tendem a cair naturalmente em papéis de liderança.

Essas pessoas às vezes se descobrem assumindo o controle de um grupo sem realmente saber como chegaram a essa posição. Por causa de seu amor pela estrutura e ordem, o ENTJ também é bom em supervisionar e dirigir os outros e ajudar grupos a completar tarefas e atingir metas. Eles são capazes de ver rapidamente o que precisa ser realizado, desenvolver um plano de ação e atribuir funções aos membros do grupo.

Os ENTJs se dão melhor em carreiras onde há muita estrutura, mas muito espaço para variedade. Os empregos que lhes permitem conhecer e interagir com muitas pessoas diferentes são ideais. Pessoas com este tipo trazem muitas habilidades desejáveis para a mesa, incluindo excelentes habilidades de liderança e comunicação, uma atitude de trabalho árduo e uma capacidade de planejar o futuro.

Carreiras populares para ENTJs

  • Gerente de Recursos Humanos
  • CEO ou gerente da empresa
  • Advogado
  • Cientista
  • Desenvolvedor de software
  • Analista de negócios
  • Empresário
  • Professor de universidade

Dicas para interagir com ENTJs

Amizades

ENTJ são pessoas sociais e adoram conversas envolventes. Embora possam parecer argumentativos e conflituosos às vezes, lembre-se de que isso faz parte de seu estilo de comunicação. Tente não levar para o pessoal. Eles tendem a ter amizades mais fáceis com pessoas que compartilham seus interesses e pontos de vista e podem ter dificuldade para compreender pessoas que são muito introvertidas, sensíveis ou emocionais.

Parentalidade

Os pais de crianças ENTJ devem reconhecer que seu filho é independente e intelectualmente curioso. Você pode ajudar seu filho permitindo que ele persiga sua curiosidade. Entenda que seu filho frequentemente precisará que seu raciocínio seja explicado para entender por que certas regras precisam ser seguidas.

Você também pode ajudar seu filho a desenvolver a compreensão emocional falando abertamente sobre seus sentimentos. Aponte como as pessoas podem se sentir a respeito de diferentes experiências, para que seu filho ENTJ possa aprender a interpretar melhor suas próprias emoções e as dos outros.

Relacionamentos

Um parceiro ENTJ muitas vezes pode parecer bastante dominador em um relacionamento. Como lidar com as emoções não é algo natural para eles, podem parecer insensíveis aos sentimentos do parceiro. É importante lembrar que isso não significa que ENTJs não tenham sentimentos – eles precisam se sentir completamente confortáveis para mostrar suas emoções. Eles estão muito comprometidos em fazer os relacionamentos funcionarem e estão sempre procurando maneiras de melhorar seus relacionamentos. Se você tiver problemas com seu parceiro, seja franco e honesto. Seu parceiro prefere ouvir a verdade do que tentar adivinhar seus sentimentos.

ENTJ

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.