Uma visão geral do tipo de personalidade ENTP

Pessoas com o tipo de personalidade ENTP costumam ser descritas como inovadoras, inteligentes, expressivas e orientadas pelas ideias.

Uma visão geral do tipo de personalidade ENTP

ENTPENTP um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo assessment chamado Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Pessoas com esse tipo de personalidade costumam ser descritas como inovadoras, inteligentes e expressivas. Os ENTPs também são conhecidos por serem orientados por ideias, razão pela qual esse tipo de personalidade foi descrito como “o inovador”, “o visionário” e “o debatedor”.

ENTPs estão menos interessados nos detalhes do aqui e agora do que em gerar ideias e teorias. Por causa disso, às vezes eles tendem a ter uma ideia após a outra, sem realmente avançar com planos e ações para trazer suas noções criativas à prática.

David Keirsey, psicólogo e criador do Keirsey Temperament Sorter, sugere que os ENTPs representam cerca de dois a cinco por cento de todas as pessoas.

Principais características ENTP

ENTPs gostam de interagir com uma ampla variedade de pessoas. Eles são ótimos conversadores e adoram envolver outras pessoas em debates.

Eles estão mais focados no futuro do que nos detalhes imediatos. Eles podem começar projetos e nunca terminá-los porque estão muito focados no quadro geral, e não nas necessidades presentes.

Os ENTPs gostam de estar perto de outras pessoas, principalmente se conseguem conversar ou debater sobre algo em que estão interessados. Normalmente são bastante descontraídos e fáceis de conviver. No entanto, às vezes eles podem ficar tão envolvidos em suas ideias ou planos que perdem de vista seus relacionamentos próximos.

Em vez de tomar uma decisão ou se comprometer com um curso de ação, eles preferem esperar para ver o que acontece.

Os ENTPs são imensamente curiosos e focados em entender o mundo ao seu redor. Eles estão constantemente absorvendo novas informações e ideias e chegando rapidamente a conclusões. Eles são capazes de entender coisas novas rapidamente.

Um mito comum sobre ENTPs é que eles adoram discutir simplesmente por discutir. Embora as pessoas com esse tipo de personalidade muitas vezes estejam dispostas a bancar o advogado do diabo às vezes, elas gostam de debates como uma forma de explorar um tópico, aprender no que outras pessoas acreditam e ajudar os outros a ver o outro lado da história.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Inovativo
  • Criativo
  • Ótimo conversador
  • Gosta de debater
  • Valoriza o conhecimento

Fraquezas

  • Pode ser argumentativo
  • Não gosta de rotinas e horários
  • Não gosta de ser controlado
  • Desfocado
  • Insensível

Funções cognitivas

Com base na teoria da personalidade de Carl Jung, o MBTI categorizou os tipos de personalidade por suas quatro funções cognitivas principais (pensamento, sentimento, intuição e percepção), que podem então ser direcionadas para fora (extrovertido) ou para dentro (introvertido). A organização hierárquica dessas funções é o que estabelece o padrão primário de comportamento de cada indivíduo. A função dominante é a mais proeminente, embora seja apoiada pela função auxiliar. A função terciária tem menos influência, enquanto a função inferior tende a ser uma área de fraqueza.

Dominante: Intuição Extrovertida

  • Os ENTPs tendem a receber informações rapidamente e têm a mente muito aberta.
  • Depois de coletar essas informações, eles passam algum tempo fazendo conexões entre vários relacionamentos complexos e entrelaçados.
  • Eles são bons em identificar conexões que outros podem ignorar e tendem a se concentrar nas possibilidades.
  • Eles têm mentes empreendedoras e estão sempre apresentando ideias novas e estimulantes.

Auxiliar: Pensamento Introvertido

  • Esta função cognitiva é expressa no processo de pensamento dos ENTPs. Pessoas com esse tipo de personalidade estão mais focadas em receber informações sobre o mundo ao seu redor. Quando usam essas informações para chegar a conclusões, tendem a ser muito lógicos.
  • ENTPs são lógicos e objetivos. Ao tomar decisões, eles colocam um peso maior em evidências racionais em vez de informações subjetivas e emocionais.
  • Esta função serve para ajudar o ENTP a entender todas as informações que chegam por meio da função de intuição extrovertida. Isso envolve a imposição de lógica e ordem para ajudar a dar sentido a muitas ideias e informações díspares. Os ENTPs não querem apenas entender que algo funciona – eles querem entender o porquê e como as coisas funcionam.

Terciária: Sentimento Extrovertido

  • Como uma função terciária, esse aspecto da personalidade pode não ser tão desenvolvido ou proeminente.
  • Quando desenvolvidos, os ENTPs podem ser encantadores sociais capazes de se dar bem com os outros.
  • Quando este aspecto da personalidade é mais fraco, o ENTP pode ser insensível aos outros e pode até ser visto como indiferente ou cruel.

Inferior: Sensação Introvertida

  • A função de sensação introvertida está centrada na compreensão do passado e, muitas vezes, em aplicá-lo às experiências atuais e preocupações futuras.
  • Este é frequentemente um ponto fraco para personalidades ENTP. Frequentemente, eles se concentram mais nas possibilidades e podem deixar de considerar como os precedentes anteriores podem ajudar a prever os resultados.
  • ENTPs também tendem a ignorar muitos dos detalhes mais mundanos da vida diária, especialmente se estiverem profundamente envolvidos em um projeto ou plano.

Relações pessoais

Uma vez que são identificados como extrovertidos, pode não ser surpresa que os ENTPs tenham habilidades pessoais muito boas. Eles são comunicadores habilidosos e gostam de interagir com um amplo círculo de familiares, amigos e conhecidos. Em conversas, outras pessoas costumam considerá-los perspicazes.

Os ENTPs frequentemente se envolvem em debates simplesmente porque gostam de uma boa batalha de inteligência. Às vezes, seu amor pelos debates leva ENTPs a assumir o papel de advogado do diabo, o que pode às vezes levar a conflitos com outras pessoas que sentem que eles estão sendo intencionalmente combativos e antagônicos.

Percursos de Carreira

Rotinas e tédio não são bons para a personalidade ENTP. Eles são não conformistas e se dão melhor em empregos quando podem encontrar entusiasmo e expressar sua liberdade criativa. ENTPs podem ter sucesso em uma ampla gama de carreiras, desde que não se sintam oprimidos ou entediados.

Como debatedores com grandes habilidades de comunicação, as carreiras em direito podem oferecer o desafio e a diversidade que os ENTPs desejam. Os empregos no mundo dos negócios que combinam a racionalidade, a criatividade e as habilidades naturais de liderança do ENTP também podem ser muito gratificantes.

Carreiras populares para ENTPs

  • Engenheiro
  • Advogado
  • Cientista
  • Psicólogo
  • Inventor
  • Psiquiatra
  • Jornalista

Dicas para interagir com ENTPs

Amizades

ENTPs são ótimos para se dar bem com as pessoas, não importa qual seja seu tipo de personalidade. Embora sejam geralmente descontraídos, podem ser bastante competitivos. Se você é amigo de um ENTP, tome cuidado para não adquirir o hábito de tentar superar um ao outro. Esteja ciente de seu amor por debates e tome cuidado para não transformar discussões bem-humoradas em argumentos combativos.

Parentalidade

Os ENTPs têm uma natureza divertida e gostam de compartilhar seu sentimento de maravilha com seus filhos. Os pais com esse tipo de personalidade dão apoio, mas tendem a tentar transformar cada situação em uma oportunidade de aprendizado.

Os pais de crianças ENTP devem estar cientes de que seus filhos podem parecer argumentativos às vezes, isso decorre de seu amor natural por discussão e debate. Eles também podem parecer inconsistentes às vezes, sendo afetuosos e calorosos em um momento e se retraindo no momento seguinte, à medida que se envolvem em novas ideias. Os pais devem encorajar seus filhos a se concentrarem em metas e terminar o que começaram.

Relacionamentos

Em relacionamentos íntimos, os ENTPs podem ser apaixonados e emocionantes. Eles são afetuosos, amorosos e bons em compreender as necessidades do parceiro. Você pode descobrir que eles podem ter dificuldade em cumprir as promessas que fizeram, o que às vezes pode ser uma fonte de frustração. Esteja ciente da necessidade de espontaneidade de seus parceiros ENTP. Você pode ajudar a equilibrar a impulsividade de seu parceiro, ajudando-o a atingir seus objetivos com entusiasmo e praticidade.

ENTP

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.