Uma visão geral do tipo de personalidade ESFJ

Pessoas com um tipo de personalidade ESFJ tendem a ser extrovertidas, leais, organizadas e de coração terno.

ESFJ é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo inventário chamado Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Pessoas com um tipo de personalidade ESFJ tendem a ser extrovertidas, leais, organizadas e de coração terno. ESFJs ganham energia ao interagir com outras pessoas. Eles são geralmente descritos como extrovertidos e gregários. Eles têm uma maneira de encorajar outras pessoas a darem o melhor de si e muitas vezes têm dificuldade em acreditar em algo ruim sobre as pessoas de quem são próximos.

De acordo com David Keirsey, o criador do Keirsey Temperament Sorter, aproximadamente 9% a 13% da população tem um tipo de personalidade ESFJ.

Principais características ESFJ

  • Além de sentir prazer em ajudar os outros, os ESFJs também precisam de aprovação. Eles esperam que sua bondade e maneiras sejam notadas e apreciadas pelos outros. Eles são sensíveis às necessidades e sentimentos dos outros e são bons em responder e fornecer os cuidados de que as pessoas precisam. Eles querem ser amados pelos outros e são facilmente magoados pela grosseria ou indiferença.
  • ESFJs derivam seu sistema de valores de fontes externas, incluindo a comunidade em geral, ao invés de diretrizes intrínsecas, éticas e morais. Pessoas com esse tipo de personalidade, criadas com valores e padrões elevados, tornam-se adultos generosos. ESFJs criados em um ambiente menos enriquecido podem ter distorcido a ética quando adultos e são mais propensos a serem manipuladores e egocêntricos.
  • ESFJs também têm um forte desejo de exercer controle sobre seu ambiente. Organizar, planejar e programar ajuda as pessoas com esse tipo de personalidade a se sentirem no comando do mundo ao seu redor.
  • ESFJs são naturalmente voltados para compreender outras pessoas. São observadores cuidadosos dos outros e hábeis em apoiar e trazer à tona o que há de melhor nas pessoas. Por serem tão bons em ajudar os outros a se sentirem bem consigo mesmos, as pessoas se sentem atraídas pelos ESFJs.
  • Um mito comum sobre os ESFJs é que às vezes eles podem ser capachos – permitindo que outras pessoas os ignorem por medo de desaprovação ou rejeição. Enquanto eles agradam as pessoas, isso não significa que eles sejam presa fácil.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Gentil e leal
  • Extrovertido
  • Organizado
  • Prático e confiável
  • Gosta de ajudar os outros

Fraquezas

  • Carente
  • Buscador de aprovação
  • Sensível à críticas

Funções cognitivas

O MBTI sugere que há uma série de quatro funções cognitivas (pensamento, sentimento, intuição e percepção) que ajudam a moldar a personalidade de cada indivíduo. A ordenação hierárquica dessas funções é o que contribui para a constituição de cada tipo de personalidade. Cada função individual é expressa tanto internamente (introvertida) ou externamente (extrovertida).

Dominante: Sentimento Extrovertido

  • ESFJs tendem a tomar decisões com base em sentimentos pessoais, emoções e preocupação com os outros. Eles tendem a pensar mais sobre o impacto pessoal de uma decisão, em vez de considerar critérios objetivos.
  • ESFJs tendem a julgar pessoas e situações com base em seus “sentimentos viscerais”. Como resultado, eles geralmente tomam decisões precipitadas e são rápidos em compartilhar seus sentimentos e opiniões. Essa tendência pode ser grande em alguns aspectos, pois permite que eles façam escolhas rapidamente. Do lado negativo, às vezes pode levar a julgamentos excessivamente severos dos outros.

Auxiliar: Sensação Introvertida

  • ESFJs estão mais focados no presente do que no futuro. Eles estão interessados em detalhes concretos e imediatos, em vez de informações abstratas ou teóricas.

Terciária: Intuição Extrovertida

  • Essa função cognitiva ajuda os ESFJs a fazer conexões e encontrar soluções criativas para os problemas.
  • ESFJs são conhecidos por explorar as possibilidades ao olhar para uma situação. Muitas vezes, eles podem encontrar padrões que lhes permitem obter percepções sobre pessoas e experiências.

Inferior: Pensamento Introvertido

  • ESFJs são organizados e gostam de planejar as coisas com antecedência. O planejamento ajuda as pessoas com esse tipo de personalidade a se sentirem mais no controle do mundo ao seu redor.
  • Este aspecto da personalidade ajuda o ESFJ a analisar informações complexas, mas costuma ser um ponto fraco, especialmente quando se trata de dar sentido a conceitos abstratos ou teóricos.

Relações pessoais

Extrovertidos, ESFJs adoram passar tempo com outras pessoas. Eles não apenas ganham energia com a interação social, mas também estão genuinamente interessados no bem-estar dos outros. Eles são frequentemente descritos como calorosos e empáticos, e muitas vezes colocam as necessidades dos outros acima das suas.

Eles normalmente se sentem inseguros em situações em que as coisas são incertas ou caóticas. Embora isso torne os ESFJs adequados para cargos que envolvam a gestão ou supervisão de pessoas, também pode levar a conflitos quando eles tentam exercer controle sobre pessoas que não aceitam tal direção.

Percursos de Carreira

Como os ESFJs gostam de ajudar os outros, eles geralmente se dão bem em ambientes práticos que envolvem o papel de cuidadores. O serviço social e as carreiras de saúde são duas áreas em particular nas quais os ESFJs podem se destacar na aplicação de sua natureza de ajuda e desejo de ordem.

ESFJs têm uma série de características que os tornam ideais para certas carreiras. Por exemplo, sua confiabilidade e necessidade inata de cuidar dos outros significa que muitas vezes eles se saem bem em empregos que envolvem apoiar e cuidar de pessoas, como enfermagem ou ensino.

Carreiras populares para ESFJs

  • Puericultura
  • Enfermagem
  • Ensino
  • Trabalho social
  • Aconselhamento
  • Médico
  • Recepcionista
  • Escriturário
  • Gerente

Dicas para interagir com ESFJs

Amizades

  • ESFJ pode ser altruísta a ponto de ignorar suas próprias necessidades para garantir que outras pessoas sejam felizes. Ser um bom amigo para alguém com esse tipo de personalidade significa que você deve expressar sua apreciação pela natureza generosa dessa pessoa, mas também certifique-se de retribuir a gentileza dela.

Parentalidade

  • As crianças ESFJ são responsáveis e gostam de passar o tempo com a família. Seu filho precisa de incentivo regular. Mostre seu envolvimento mostrando entusiasmo e apoio aos interesses e atividades deles. Essas crianças também têm uma forte necessidade de rotina. Estabeleça regras e cumpra-as. As crianças ESFJ sentem-se mais seguras e confiantes quando sabem o que podem esperar.

Relacionamentos

  • No romance, os ESFJs são muito devotados, solidários e leais. Eles não estão interessados em relacionamentos casuais e estão focados no desenvolvimento de compromissos de longo prazo. Você pode apoiar seu parceiro mostrando o quanto você o ama e o aprecia. Ser receptivo, mostrando afeto e retribuindo gestos de amor é importante.

ESFJ

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.