Uma visão geral do tipo de personalidade ESFP

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade ESFP são frequentemente descritas como espontâneas, engenhosas e extrovertidas que adoram ser o centro das atenções.

ESFP (extrovertido, sensação, sentimento, percepção) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Pessoas com tipos de personalidade ESFP são frequentemente descritas como espontâneas, engenhosas e extrovertidas. Eles adoram ser o centro das atenções e costumam ser descritos como artistas ou “palhaços da turma”. ESFP é o oposto do tipo de personalidade INTJ.

De acordo com David Keirsey, o desenvolvedor do Keirsey Temperament Sorter, aproximadamente quatro a dez por cento de todas as pessoas têm um tipo de personalidade ESFP.

Principais características ESFP

  • ESFPs tendem a ser muito práticos e engenhosos. Eles preferem aprender por meio da experiência prática e tendem a não gostar do aprendizado de livros e de discussões teóricas. Por causa disso, os alunos com tipos de personalidade ESFP às vezes têm dificuldade em ambientes de sala de aula tradicionais. No entanto, eles se destacam em situações em que podem interagir com outras pessoas ou aprender por experiência direta.
  • Os ESFPs vivem muito no aqui e agora e às vezes não conseguem pensar sobre como as ações atuais levarão a consequências de longo prazo. Frequentemente, eles correm para uma nova situação e descobrem as coisas à medida que acontecem. Eles também tendem a não gostar da rotina, gostam de novas experiências e estão sempre em busca de uma nova aventura.
  • Além de ter uma forte consciência do que está ao seu redor, eles também são muito compreensivos e perceptivos quando se trata de outras pessoas. Eles são capazes de sentir o que os outros estão sentindo e sabem como reagir. As pessoas tendem a considerá-los calorosos, simpáticos e tranquilos.
  • Um mito comum sobre ESFPs é que eles buscam atenção. Embora sejam amantes da diversão e não evitem os holofotes, eles estão mais interessados em simplesmente viver no presente e fazer o que parece certo naquele momento.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Otimista e gregário
  • Gosta de gente e socialização
  • Focado no presente, espontâneo
  • Prático

Fraquezas

  • Não gosta de teorias abstratas 
  • Fica entediado facilmente
  • Não planeja com antecedência
  • Impulsivo

Funções cognitivas

O MBTI® sugere que as personalidades individuais são marcadas por várias funções cognitivas diferentes (percepção, pensamento, sentimento e intuição). Alguns deles são mais dominantes do que outros e a ordem hierárquica dessas funções influencia como as pessoas percebem e se relacionam com o mundo.

Essas funções são focadas externamente (extrovertidas) e em outros casos elas são focadas internamente (introvertidas). As funções extrovertidas estão centradas na interação e na atuação no mundo ao seu redor, enquanto as funções introvertidas estão centradas na reflexão e análise internas.

Dominante: Sensação Extrovertida

  • ESFPs preferem se concentrar no aqui e agora em vez de pensar no futuro distante. Eles também preferem aprender sobre fatos concretos em vez de idéias teóricas.
  • ESFPs não gastam muito tempo planejando e organizando. Em vez disso, eles gostam de manter suas opções em aberto.
  • Ao resolver problemas, eles confiam em seus instintos e confiam em suas próprias habilidades para encontrar uma solução. Embora sejam razoáveis e pragmáticos, não gostam de estrutura, ordem e planejamento. Em vez disso, agem de forma espontânea e não perdem muito tempo elaborando um plano ou programação.

Auxiliar: Sentimento Introvertido

  • ESFPs colocam uma maior ênfase nos sentimentos pessoais ao invés de lógica e fatos ao tomar decisões.
  • Pessoas com esse tipo de personalidade têm um sistema interno de valores no qual baseiam suas decisões. Eles estão muito conscientes de suas próprias emoções e têm empatia pelos outros. Eles se destacam em se colocar no lugar de outra pessoa, por assim dizer.

Terciária: Pensamento Extrovertido

  • Esta função está focada em fazer cumprir a ordem no mundo exterior. É centrado na produtividade, lógica e resultados.
  • Como esse tende a ser um aspecto mais fraco da personalidade, os ESFPs nem sempre se sentem seguros em compartilhar seus julgamentos, especialmente se sentirem que isso vai atrapalhar a harmonia do grupo.

Inferior: Intuição Introvertida

  • Embora este seja o aspecto menos proeminente da personalidade, esta função pode ajudar o ESFP a identificar padrões e fazer conexões em coisas que observaram.
  • Os ESFPs geralmente não são particularmente adeptos do uso da lógica para classificar conceitos abstratos, mas esse sentido às vezes pode levar a lampejos de insights e epifanias sobre eles próprios ou o mundo.

Relações pessoais

Como extrovertidos, os ESFPs gostam de passar tempo com outras pessoas e têm excelentes habilidades interpessoais. São bons em entender como as outras pessoas estão se sentindo e são capazes de responder às emoções de outras pessoas de maneira produtiva. Por este motivo, ESFPs podem ser bons líderes e têm um talento especial para mobilizar, motivar e persuadir os membros do grupo.

ESFPs são frequentemente descritos como calorosos, gentis e atenciosos, tornando-os populares e queridos por outras pessoas. ESFPs gostam de conhecer novas pessoas, mas também têm sede de novas experiências. Eles geralmente estão focados no presente e frequentemente serão a primeira pessoa a experimentar a mais nova atração em um parque de diversões ou a experimentar um novo esporte de aventura.

Percursos de Carreira

Com sua forte aversão à rotina, os ESFPs se dão melhor em carreiras que envolvem muita variedade. Empregos que envolvem muita socialização também são uma ótima opção, permitindo que os indivíduos com esse tipo de personalidade coloquem em bom uso suas consideráveis habilidades pessoais. Carreiras que envolvem uma grande quantidade de estrutura e trabalho solitário podem ser difíceis para ESFPs, e eles muitas vezes ficam entediados em tais situações.

Carreiras populares para ESFPs

  • Artista
  • Ator
  • Conselheiro
  • Assistente Social
  • Treinador Atlético
  • Provedor de cuidados infantis
  • Músico
  • Psicólogo
  • Especialista em Recursos
  • Humanos
  • Designer de moda

Dicas para interagir com ESFPs

Amizades

ESFPs se cansam das mesmas velhas rotinas e estão sempre prontos para uma nova aventura. Para acompanhar esse tipo de personalidade, você precisa estar sempre pronto para novas experiências – desde explorar novos lugares até conhecer novas pessoas. Manter as coisas interessantes é importante, mas os ESFPs adoram ter um co-conspirador confiável que esteja tão pronto para se divertir quanto eles.

Parentalidade

As crianças ESFP são entusiastas e enérgicas, o que pode ser divertido e exaustivo para os pais. Você pode ajudar fornecendo muitas saídas para essa energia ilimitada. Esportes, hobbies e aventuras ao ar livre são boas fontes de diversão para as crianças ESFP. Embora essas crianças sejam extrovertidas que amam as pessoas, elas podem precisar de um tempo sozinhas para processar seus sentimentos quando estão chateadas. Certifique-se de dar-lhes algum tempo antes de atraí-los para discutir suas emoções.

Relacionamentos

ESFPs tendem a ser honestos e francos nos relacionamentos. Eles não fazem jogos e são afetuosos e entusiasmados em relacionamentos românticos. Uma coisa a lembrar é que os ESFPs não gostam de conflitos e tendem a levar qualquer comentário crítico para o lado pessoal. Embora seja importante ser franco em seu relacionamento com um ESFP, tente evitar ser excessivamente duro ou confrontador.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.