Uma visão geral do tipo de personalidade ESTJ

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade ESTJ são frequentemente descritas como pessoas lógicas, responsáveis, assertivas, e preocupadas que tudo corra bem e de acordo com as regras.

ESTJ é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo o Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). ESTJs são frequentemente descritos como o tipo de pessoa lógica e responsável. Eles são assertivos e estão muito preocupados em garantir que tudo corra bem e de acordo com as regras.

Eles estão comprometidos com a tradição, padrões e leis. Eles têm fortes crenças e possuem bom senso, e esperam que outras pessoas também defendam esses mesmos princípios.

Estima-se que 8% a 12% da população dos EUA tenha uma personalidade ESTJ. David Keirsey, o criador do Keirsey Temperament Sorter, sugere que o tipo de personalidade ESTJ é o “Supervisor Guardião”, um dos quatro arquétipos “Guardiões” ( Supervisor, Inspetor, Provedor, Protetor).

Principais características ESTJ

  • Indivíduos com esse tipo de personalidade tendem a valorizar muito a tradição, as regras e a segurança. Manter o status quo é importante para ESTJs, e eles frequentemente se envolvem em deveres cívicos, ramos do governo e organizações comunitárias.
  • Por causa de sua abordagem ortodoxa da vida, às vezes podem ser vistos como rígidos, teimosos e inflexíveis. Sua atitude de controle torna mais fácil para ESTJs assumir posições de liderança.
  • Sua autoconfiança e convicções fortes os ajudam a se destacar na execução de planos, mas às vezes podem parecer críticos e excessivamente agressivos, especialmente quando as outras pessoas não conseguem cumprir seus altos padrões.
  • As pessoas costumam descrever ESTJs como previsíveis, estáveis, comprometidos e práticos. Eles tendem a ser muito francos e honestos quando se trata de compartilhar suas opiniões, que às vezes podem ser vistas como rudes ou excessivamente críticas.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Prático e realista
  • Confiável
  • Autoconfiante
  • Trabalha duro
  • Tradicional
  • Fortes habilidades de liderança

Fraquezas

  • Insensível
  • Inflexível
  • Não é bom em expressar sentimentos
  • Argumentativo
  • Mandão

Funções cognitivas

O MBTI® sugere que cada tipo de personalidade é composto por uma série de quatro funções cognitivas principais (percepção, pensamento, sentimento e intuição) que são direcionadas para o mundo externo (extrovertido) ou interno (introvertido). A função dominante é a aquele que desempenha um papel principal na personalidade, embora a função auxiliar desempenhe um importante papel de apoio. As funções terciária e inferior são menos proeminentes, mas ainda podem ter uma influência sobre como as pessoas se comportam e interagem com o mundo.

Dominante: Pensamento Extrovertido

  • ESTJs confiam em informações objetivas e lógica para tomar decisões, em vez de em sentimentos pessoais. Eles são hábeis em tomar decisões objetivas, impessoais e imparciais. Em vez de se concentrar em seus próprios sentimentos subjetivos ao fazer julgamentos, eles consideram os fatos e a lógica para fazer escolhas racionais.
  • Pessoas com tipos de personalidade ESTJ tendem a ser muito práticas. Eles gostam de aprender sobre coisas para as quais podem ver um uso imediato no mundo real, mas tendem a perder o interesse por coisas que são abstratas ou teóricas. ESTJs gostam de fatos concretos em oposição a informações abstratas.
  • Eles são bons em fazer escolhas rápidas e decisivas, mas muitas vezes podem se apressar em julgar antes de considerar todas as informações sobre uma situação. Um lado positivo é que essa característica os torna bons líderes, mas às vezes pode levá-los a serem vistos como rudes ou abrasivos.

Auxiliar: Sensação Introvertida

  • Eles são bons em lembrar coisas com muitos detalhes. Suas memórias de eventos passados podem ser bastante vívidas e eles frequentemente utilizam suas lembranças de experiências passadas para fazer conexões com eventos presentes.
  • Como sua função sensorial está voltada para o interior, eles tendem a se preocupar menos com a novidade e mais com a familiaridade. Eles gostam de ter hábitos e rotinas com os quais podem confiar. Embora isso dê a eles estabilidade e previsibilidade, às vezes também pode torná-los teimosos e inflexíveis.

Terciária: Intuição Extrovertida

  • Este aspecto da personalidade busca novas ideias e possibilidades. Isso obriga as pessoas com esse tipo de personalidade a explorar sua criatividade.
  • À medida que processam novas ideias e informações, eles podem explorar os possíveis significados para detectar novas conexões ou padrões. Isso permite que eles vejam as informações recebidas e reconheçam que pode haver mais de uma interpretação ou resultado possível

Inferior: Sentimento Introvertido

  • Quando esta função é usada, pode levar ESTJs a tomar decisões baseadas mais em sentimentos do que na lógica. Frequentemente, são avaliações internas que levam a “instintos” sobre algumas situações. Embora essa função não seja usada com frequência, em alguns casos uma pessoa pode permitir que seus sentimentos subjetivos anulem sua interpretação objetiva de uma situação.
  • ESTJs tendem a racionalizar muito suas próprias emoções, então essa função geralmente opera em uma base amplamente inconsciente.

Relações pessoais

Como extrovertidos, ESTJs são muito expansivos e gostam de passar o tempo na companhia de outras pessoas. Eles podem ser muito turbulentos e engraçados em situações sociais e, muitas vezes, gostam de estar no centro das atenções.

A família também é de extrema importância para os ESTJs. Eles se esforçam muito para cumprir suas obrigações familiares. Os eventos sociais também são importantes e são bons para lembrar eventos importantes, como aniversários e datas especiais. Eles estão ansiosos para comparecer a casamentos, reuniões de família, festas de fim de ano, reuniões de classe e outras ocasiões.

Uma área potencial de fraqueza para ESTJs é a tendência de serem rígidos quando se trata de regras e rotinas. Eles levam sua própria opinião muito a sério e geralmente são menos inclinados a ouvir o que os outros têm a dizer sobre um determinado assunto.

Percursos de Carreira

Por valorizarem a ordem e a organização, eles frequentemente se saem bem em funções de supervisão. Quando ocupam tais cargos, eles se comprometem a garantir que os membros do grupo sigam as regras, tradições e leis estabelecidas por autoridades superiores.

Em situações de escola e de trabalho, ESTJs são muito trabalhadores e confiáveis  Eles se esforçam para seguir as instruções ao pé da letra e mostram muito respeito e deferência por figuras de autoridade. Eles são meticulosos e pontuais na conclusão de seu trabalho e raramente questionam ou reclamam sobre o trabalho que têm de fazer.

ESTJs têm uma ampla gama de características de personalidade que os ajudam a se destacar em uma série de carreiras diferentes. Sua ênfase em regras e procedimentos os torna adequados para cargos de supervisão e gestão, enquanto seu respeito pelas leis, autoridade e ordem os ajudam a se destacarem nas funções de aplicação da lei.

Carreiras populares para ESTJs

  • Oficial de polícia
  • Militares
  • Juiz
  • Político
  • Professor
  • Administrador escolar
  • Gerente de negócios
  • Contador
  • Banqueiro

Dicas para interagir com ESTJs

Amizades

  • Pessoas com esse tipo de personalidade são sociáveis e gostam de envolver seus amigos em atividades de que gostam. ESTJs geralmente valorizam a confiabilidade acima de quase tudo o mais. Se você for um amigo estável que cumpre seus compromissos, provavelmente será capaz de estabelecer uma amizade forte com um ESTJ.

Parentalidade

  • Os filhos de ESTJs tendem a ser muito responsáveis e direcionados a um objetivo, mas tome cuidado para evitar colocar muitas expectativas sobre os ombros de seus filhos. Eles gostam de estrutura e rotina. Embora sejam bons em serem autodirigidos, ainda precisam de orientação e regras que lhes dêem a segurança que desejam.

Relacionamentos

  • ESTJs são confiáveis e levam seus compromissos a sério. Depois de se dedicarem a um relacionamento, eles permanecerão fiéis a ele por toda a vida. Eles tendem a evitar emoções e sentimentos, o que às vezes pode ser difícil para seus parceiros. Embora eles possam não expressar o que sentem por meio de palavras, lembre-se de que muitas vezes transmitem suas emoções por meio de ações.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.