Uma visão geral do tipo de personalidade INFJ

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade INFJ são reservadas, altamente sensíveis a como os outros se sentem, tipicamente idealistas, com altos padrões morais e um forte foco no futuro.

INFJ (introvertido, intuitivo, sentimento e julgamento) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Indicador de Tipo de Personalidade Myers-Briggs® (MBTI®). Às vezes chamadas de “Advogado” ou “Idealista”, as pessoas com personalidade INFJ são criativas, gentis e atenciosas. Os INFJs geralmente são reservados, mas altamente sensíveis a como os outros se sentem. Eles são tipicamente idealistas, com altos padrões morais e um forte foco no futuro. INFJs gostam de pensar sobre tópicos profundos e contemplar o significado da vida. O tipo INFJ é considerado um dos mais raros, com apenas um a três por cento da população exibindo esse tipo de personalidade.

O que diferencia o INFJ é sua capacidade de levar seu idealismo e traduzi-lo em ação. Eles não são sonhadores ou filósofos que apenas pensam em mudar o mundo – eles são capazes de pegar seus valores e usá-los para trazer mudanças positivas e duradouras.

Você pode aprender mais sobre a personalidade INFJ nesta visão geral, mas isso não deve ser interpretado como um conselho de saúde, psicológico ou de carreira profissional. INFJ também é o oposto da personalidade ESTP.

Principais características INFJ

  • Com seu forte senso de intuição e compreensão emocional, os INFJs podem a natureza calma e ter empatia. Isso não significa que eles sejam flexíveis, no entanto. Eles têm crenças profundamente arraigadas e a capacidade de agir com decisão para conseguir o que desejam.
  • Embora sejam introvertidas por natureza, as pessoas com esse tipo de personalidade são capazes de formar conexões fortes e significativas com outras pessoas. Eles gostam de ajudar os outros, mas também precisam de tempo e espaço para recarregar as baterias.
  • Embora esse tipo de personalidade possa ser caracterizado pelo idealismo, isso não significa que os INFJs enxergam o mundo através de lentes cor de rosa. Eles entendem o mundo, tanto o bom quanto o mau, e esperam poder torná-lo melhor.
  • Quando se trata de tomar decisões, eles colocam mais ênfase nas preocupações pessoais do que nos fatos objetivos ao tomar decisões. Eles também gostam de exercer controle, planejando, organizando e tomando decisões o mais cedo possível.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Sensível às necessidades dos outros
  • Reservado
  • Altamente criativo e artístico
  • Focado no futuro
  • Valoriza relacionamentos próximos e profundos
  • Gosta de pensar sobre o sentido da vida
  • Idealista

Fraquezas

  • Pode ser muito sensível
  • Às vezes difícil de conhecer
  • Pode ter expectativas excessivamente altas
  • Teimoso
  • Não gosta de confronto

Funções cognitivas

O MBTI foi originalmente criado por Isabel Myers e sua mãe Katherine Briggs na década de 1940 com base nas teorias do psicanalista suíço Carl Jung. Jung acreditava que vários processos mentais constituíam o tipo psicológico de cada indivíduo. Ele identificou quatro funções psicológicas principais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Cada uma dessas funções tende então a ser focada externamente (extrovertida) ou focada internamente (introvertida).

Os defensores da MBTI costumam utilizar o que chamam de pilha funcional ao analisar os resultados. Você pode pensar nas diferentes funções cognitivas como os ingredientes que compõem um tipo de personalidade. A receita específica para cada tipo é controlada pela forma como esses diferentes ingredientes se combinam e interagem. O próprio MBTI conta com dois fatores-chave que se combinam de maneiras diferentes para nos fornecer os 16 tipos diferentes. Em primeiro lugar, estão as próprias funções e, em segundo lugar, está a ordem hierárquica dessas funções.

Cada tipo possui uma função dominante que é a característica central de cada tipo. Isso é então apoiado por uma função auxiliar que é outro aspecto bem desenvolvido da personalidade. As funções terciária e inferior são menos conscientes e não tão bem formadas.

INFJs tendem a confiar mais em quatro funções cognitivas primárias:

Dominante: Intuição Introvertido

  • Isso significa que eles tendem a ser altamente focados em seus insights internos.
  • Depois de formarem uma intuição sobre algo, eles tendem a se apegar a ela com muita firmeza, muitas vezes ao ponto de serem obstinados em seu foco.
  • Por causa disso, às vezes são vistos como teimosos e inflexíveis.

Auxiliar: Sentimento Extrovertido

  • Essa característica desse tipo torna os INFJs altamente conscientes do que as outras pessoas estão sentindo, mas significa que às vezes eles estão menos conscientes de suas próprias emoções.
  • Os INFJs às vezes têm dificuldade em dizer não aos pedidos de outras pessoas por esse motivo. Eles estão tão sintonizados com o que as outras pessoas estão sentindo que temem causar decepção ou mágoa.

Terciária: Pensamento Introvertido

  • INFJs tomam decisões com base em ideias e teorias que formam com base em seus próprios insights.
  • INFJs confiam principalmente em sua intuição introvertida e sentimento extrovertido ao tomar decisões, especialmente quando estão perto de outras pessoas. Quando estão sozinhos, no entanto, as pessoas com esse tipo de personalidade podem confiar mais em seu pensamento introvertido.

Inferior: Sensação Extrovertida

  • Embora este seja um aspecto menos desenvolvido e amplamente inconsciente do INFJ, ele tem um impacto na personalidade.
  • Este aspecto da personalidade ajuda o INFJ a prestar atenção ao mundo ao seu redor e a ficar atento ao que o cerca.
  • Sensação extrovertida também ajuda os INFJs a viver melhor no momento presente, em vez de simplesmente se preocupar com o futuro.
  • Este aspecto da personalidade também ajuda os INFJs a apreciar atividades físicas como caminhadas e dança.

Relações pessoais

INFJs também têm talento para a linguagem e geralmente são muito bons em se expressar. Eles têm uma vida interior vívida, mas muitas vezes hesitam em compartilhá-la com outras pessoas, exceto talvez com os mais próximos. Embora sejam calados e sensíveis, também podem ser bons líderes. Mesmo quando não assumem papéis de liderança declarados, costumam agir como influenciadores silenciosos nos bastidores.

INFJs são movidos por seus fortes valores e procuram significado em todas as áreas de suas vidas, incluindo relacionamentos e trabalho. Pessoas com esse tipo de personalidade costumam ser descritas como profundas e complexas. Eles podem não ter um grande círculo de conhecidos, mas suas amizades íntimas tendem a ser muito próximas e duradouras.

INFJs estão interessados ​​em ajudar os outros e tornar o mundo um lugar melhor. Eles tendem a ser excelentes ouvintes e são bons em interagir com pessoas com as quais estão emocionalmente próximos e conectados. Embora se preocupem profundamente com os outros, INFJs tendem a ser muito introvertidos e só estão dispostos a compartilhar seu “verdadeiro eu” com alguns poucos selecionados. Depois de estar em situações sociais, os INFJs precisam de tempo para si mesmos para “recarregar”.

Percursos de Carreira

INFJs se dão bem em carreiras onde podem expressar sua criatividade. Como as pessoas com personalidade INFJ têm convicções e valores tão arraigados, elas se saem particularmente bem em empregos que apóiam esses princípios. Os INFJs costumam se dar melhor em carreiras que mesclam a necessidade de criatividade com o desejo de fazer mudanças significativas no mundo.

Os INFJs costumam ser de alto desempenho e se destacam nos estudos e no ambiente de trabalho. Eles podem ser perfeccionistas às vezes e tendem a colocar muito esforço em seu trabalho. Os colegas de trabalho tendem a sentir que os INFJs são trabalhadores, positivos e fáceis de conviver. Por serem introvertidos, entretanto, podem achar que às vezes precisam recuar para recarregar as baterias.

Em funções gerenciais, os INFJs às vezes podem ter dificuldade para exercer autoridade. Eles tendem a liderar com sensibilidade e são bons em ajudar os subordinados a se sentirem apreciados no local de trabalho. Trabalhos que exigem muita rotina ou adesão a regras rígidas podem ser difíceis ou INFJs.

Carreiras populares para INFJs

  • Artista
  • Ator
  • Empreendedor
  • Trabalhador religioso
  • Músico
  • Bibliotecário
  • Conselheiro
  • Psicólogo
  • Escritor
  • Professor
  • Fotógrafo

Dicas para interagir com INFJs

Amizades

Por serem reservados e privados, pode ser difícil conhecer os INFJs. Eles valorizam muito os relacionamentos íntimos e profundos e podem se magoar facilmente, embora muitas vezes escondam esses sentimentos dos outros. Interagir com um INFJ envolve entender e apoiar sua necessidade de recuar e recarregar. Pessoas com esse tipo de personalidade às vezes se sentem incompreendidas. Você pode ser um bom amigo dedicando um tempo para entender sua perspectiva e valorizar seus pontos fortes.

Parentalidade

Como os INFJs são tão hábeis em compreender sentimentos, eles tendem a ser muito próximos e conectados aos filhos. Eles têm padrões elevados e podem ter expectativas comportamentais muito elevadas. Eles estão preocupados em criar filhos que sejam gentis, atenciosos e compassivos. Os INFJs incentivam seus filhos a perseguir seus interesses e talentos a fim de realizar plenamente seu potencial individual.

Relacionamentos

INFJs têm uma capacidade inata de compreender os sentimentos de outras pessoas e gostam de ter relacionamentos íntimos. Eles tendem a florescer melhor em relacionamentos românticos com pessoas com quem compartilham seus valores essenciais. Como parceiro, é importante fornecer o apoio e a intimidade emocional que um INFJ anseia. Sinceridade, honestidade e autenticidade são traços que o INFJ valoriza em seu parceiro.

Fontes:

  • The Myers & Briggs Foundation. The 16 MBTI Types.
  • Myers, I. B. (1998). Introduction to Type: A Guide to Understanding Your Results on the Myers-Briggs Type Indicator. Mountain View, CA: CPP, Inc.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.