Uma visão geral do tipo de personalidade INFP

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade INFP tendem a ser introvertidas, idealistas, criativas e movidas por valores elevados.

INFP (introversão, intuição, sentimento, percepção) é uma abreviatura de quatro letras para um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Indicador de Tipo de Personalidade Myers-Briggs® (MBTI®). O tipo de personalidade INFP é frequentemente descrito como o “idealista” ou “mediador”. Pessoas com esse tipo de personalidade tendem a ser introvertidas, idealistas, criativas e movidas por valores elevados.

INFPs também têm grandes interesses em tornar o mundo um lugar melhor. Além de querer obter uma maior compreensão de si mesmos e de como se encaixam no mundo, eles também estão interessados em saber como podem ajudar os outros da melhor forma. Pessoas com esse tipo de personalidade passam muito tempo explorando seu próprio propósito na vida e pensando em como podem usar suas habilidades e talentos para melhor servir à humanidade. INFP também é o tipo oposto de personalidade do ESTJ.

Principais características INFP

  • INFPs tendem a ser introvertidos, quietos e reservados. Estar em situações sociais tende a drenar suas energias e eles preferem interagir com um grupo seleto de amigos próximos. Embora gostem de ficar sozinhos, isso não deve necessariamente ser confundido com timidez. Em vez disso, significa simplesmente que os INFPs ganham energia por ficarem sozinhos. Por outro lado, eles têm que gastar energia em situações sociais.
  • INFPs normalmente confiam na intuição e são mais focados no quadro geral do que nos detalhes essenciais. Eles podem ser bastante meticulosos sobre coisas com as quais realmente se importam ou projetos nos quais estão trabalhando, mas tendem a ignorar detalhes mundanos ou enfadonhos.
  • INFPs colocam ênfase em sentimentos pessoais e suas decisões são mais influenciadas por essas preocupações do que por informações objetivas.
  • Quando se trata de tomar decisões, os INFPs gostam de manter suas opções em aberto. Frequentemente, atrasam a tomada de decisões importantes para o caso de alguma mudança na situação. Quando as decisões são tomadas, geralmente são baseadas em valores pessoais e não na lógica.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Leal e dedicado
  • Sensível aos sentimentos
  • Cuidadoso e interessado nos outros
  • Trabalha bem sozinho
  • Valoriza relacionamentos próximos
  • Bom em ver “o quadro geral”

Fraquezas

  • Pode ser excessivamente idealista
  • Tende a levar tudo para o lado pessoal
  • Difícil de conhecer
  • Às vezes perde de vista as pequenas coisas
  • Deixa passar os detalhes

Funções cognitivas

O próprio MBTI é baseado em uma teoria da personalidade criada pelo psicanalista suíço Carl Jung. Ele propôs que existem quatro componentes psicológicos da personalidade: pensamento, sentimento, sensação e intuição. As pessoas então dirigem cada uma dessas funções cognitivas para dentro (introvertidas) ou externamente (extrovertidas).

No MBTI, cada tipo de personalidade é composto por uma pilha hierárquica dessas funções. A função dominante é aquela que controla amplamente a personalidade, embora também seja apoiada pelas funções auxiliares e, em menor grau, pelas funções terciárias. Funções inferiores são aquelas que estão amplamente inconscientes, mas ainda exercem alguma influência.

INFPs tendem a confiar nas seguintes quatro funções cognitivas:

Dominante: Sentimento Introvertido

Os INFPs experimentam uma grande profundidade de sentimentos, mas, como introvertidos, eles processam essas emoções internamente. Eles possuem um incrível senso de admiração sobre o mundo e sentem grande compaixão e empatia pelos outros. Embora essas emoções sejam fortes, elas tendem a não expressá-las externamente, e é por isso que às vezes podem ser confundidos como indiferentes ou hostis.

Auxiliar: Intuição Extrovertida

INFPs exploram situações usando a imaginação e cenários hipotéticos, geralmente pensando em uma variedade de possibilidades antes de decidir sobre um curso de ação. Suas vidas interiores são uma força dominante na personalidade e eles se envolvem com o mundo exterior usando sua intuição. Eles se concentram no “quadro geral” e as coisas definirão o curso do futuro. Essa habilidade ajuda a tornar os INFPs líderes transformadores que estão entusiasmados com a realização de mudanças positivas no mundo.

Terciária: Sensação Introvertida

Ao receber informações, os INFPs criam memórias vívidas dos eventos. Frequentemente, eles repassarão esses eventos em suas mentes para analisar experiências em uma configuração menos estressantes. Essas memórias são geralmente associadas a emoções fortes, portanto, relembrar uma memória pode muitas vezes parecer reviver a própria experiência.

Inferior: Pensamento Extrovertido

Essa função cognitiva envolve organizar e dar sentido ao mundo de maneira objetiva e lógica. Embora seja uma influência amplamente inconsciente na personalidade dos INFPs, ela pode se manifestar em tempos de pressão. Quando confrontado com o estresse, um INFP pode se tornar repentinamente muito pragmático e detalhado, focando na lógica ao invés da emoção. Por serem tipicamente governados mais pela intuição e emoção, os INFPs às vezes podem ter dificuldade para se sentirem produtivos e eficientes. Aprender a desenvolver a função de pensamento extrovertido pode ajudar as pessoas com esse tipo de personalidade a criar um melhor senso de equilíbrio.

INFPs que você pode conhecer

  • Audrey Hepburn, atriz
  • JRR Tolkien, autor
  • Princesa Diana, realeza britânica
  • William Shakespeare, dramaturgo
  • Fred Rogers, personalidade da televisão

Relações pessoais

INFP são idealistas, por isso tendem a ter grandes expectativas – inclusive nos relacionamentos. Eles podem ter uma imagem idealizada em suas mentes de seu parceiro perfeito, o que pode ser um papel difícil para qualquer indivíduo desempenhar.

Pessoas com esse tipo de personalidade se preocupam profundamente com as outras pessoas, mas, como introvertidos, podem ser difíceis de conhecer. Eles tendem a se tornar muito próximos e profundamente comprometidos com os poucos com os quais estabelecem relacionamentos íntimos.

Eles também não gostam de conflitos e tentam evitá-los. Quando surgem conflitos ou discussões, eles geralmente se concentram mais em como o conflito os faz sentir do que nos detalhes reais da discussão. Durante as discussões, eles podem parecer excessivamente emocionais ou até irracionais. No entanto, eles também podem ser bons mediadores, ajudando as pessoas envolvidas em um conflito a identificar e expressar seus sentimentos.

Por serem tão reservados e privados, pode ser difícil para outras pessoas conhecerem os INFPs. Eles tendem a ser bastante dedicados ao seu círculo de amigos íntimos e familiares e dão grande importância aos sentimentos e emoções de seus entes queridos.

Grande parte de sua energia é focada internamente e caracterizada por sentimentos intensos e valores fortes. Eles tendem a ser muito leais às pessoas que amam e às crenças e causas que são importantes para eles.

Percursos de Carreira

INFPs normalmente se dão bem em carreiras onde podem expressar sua criatividade e visão. Embora trabalhem bem com outras pessoas, geralmente preferem trabalhar sozinhos.

INFPs tendem a ser muito criativos, artísticos e espirituais. Muitas vezes são hábeis com a linguagem, mas podem preferir expressar seus pensamentos e sentimentos por meio da escrita em vez de falar.

Por terem uma ética e valores fortes, eles também se apaixonam por apoiar ou defender suas crenças. Embora tenham uma forte convicção sobre seus próprios valores, os INFPs também estão interessados em aprender mais sobre os outros e estão dispostos a ouvir e considerar muitos lados de uma questão.

Carreiras populares para INFPs

  • Artista
  • Conselheiro
  • Designer gráfico
  • Bibliotecário
  • Psicólogo
  • Fisioterapeuta
  • Assistente social
  • Escritor

Dicas para interagir com INFPs

Amizades

INFPs normalmente têm apenas algumas amizades próximas, mas esses relacionamentos tendem a ser duradouros. Embora as pessoas com esse tipo de personalidade sejam hábeis em compreender as emoções dos outros, muitas vezes lutam para compartilhar seus próprios sentimentos com os outros. O contato social pode ser difícil, embora os INFPs anseiem por intimidade emocional e relacionamentos profundos. Conhecer um INFP pode levar tempo e trabalho, mas as recompensas podem ser ótimas para quem tem paciência e compreensão.

Parentalidade

Os pais INFP são geralmente solidários, atenciosos e afetuosos. Eles são bons em estabelecer diretrizes e ajudar os filhos a desenvolverem valores sólidos. Seu objetivo como pais é ajudar os filhos a crescer como indivíduos e a apreciar plenamente as maravilhas do mundo. Eles podem ter dificuldade em compartilhar suas próprias emoções com os filhos e muitas vezes se concentram em criar harmonia em casa.

Relacionamentos

Tal como acontece com as amizades, os INFPs podem lutar para se tornarem próximos de potenciais parceiros românticos. Depois de formarem um relacionamento, eles o abordam com um forte senso de lealdade. Eles às vezes podem ter visões excessivamente romantizadas dos relacionamentos e podem ter expectativas excessivamente altas de que seus parceiros têm dificuldade para cumprir. Eles também tendem a levar os comentários para o lado pessoal, enquanto ao mesmo tempo lutam para evitar conflitos. Se o seu parceiro for um INFP, entenda que às vezes ele pode ter dificuldade para se abrir, ser excessivamente sensível às críticas percebidas e, muitas vezes, colocar a sua própria felicidade acima da deles.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.