Uma visão geral do tipo de personalidade INTJ

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade INTJ são altamente analíticas, criativas, lógicas, com foco em competência e conhecimento.

INTJ (introvertido, intuitivo, pensante e julgador) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo assessment chamado Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Às vezes chamadas de “Arquiteto” ou “Estrategista”, as pessoas com personalidades INTJ são altamente analíticas, criativas e lógicas. De acordo com o psicólogo David Keirsey, desenvolvedor do Keirsey Temperament Sorter, cerca de um a quatro por cento da população tem um tipo de personalidade INTJ.

Você pode aprender mais sobre a personalidade do INTJ nesta visão geral. No entanto, isso não deve ser interpretado como aconselhamento de saúde, psicológico ou de carreira profissional.

Principais características INTJ

  • INTJs tendem a ser introvertidos e preferem trabalhar sozinhos.
  • Os INTJs olham para o quadro geral e gostam de se concentrar em informações abstratas em vez de detalhes concretos.
  • INTJs colocam mais ênfase na lógica e nas informações objetivas, em vez de nas emoções subjetivas.
  • INTJs gostam que seu mundo pareça controlado e ordenado, então eles preferem fazer planos com bastante antecedência.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Gosta de conceitos teóricos e abstratos
  • Altas expectativas
  • Bom em ouvir
  • Aceita bem as críticas
  • Autoconfiante e trabalhador

Fraquezas

  • Pode ser excessivamente analítico e crítico
  • Muito perfeccionista
  • Não gosta de falar sobre emoções
  • Às vezes parece indiferente ou insensível

Funções cognitivas

O MBTI identifica preferências em quatro dimensões principais: 1) Extroversão versus introversão, 2) Sensação versus intuição, 3) Pensamento versus sentimento e 4) Julgamento versus percepção. Como você pode ver pelo acrônimo de quatro letras, INTJ significa Introvertido, Intuitivo, Pensamento e Julgamento.

Baseado na teoria da personalidade do psicanalista Carl Jung, o MBTI também utiliza o que é conhecido como pilha funcional para compreender cada personalidade. Cada uma das quatro funções principais está voltada para dentro (introvertida) ou voltada para fora (extrovertida). Para cada tipo de personalidade, essas diferentes funções cognitivas se combinam e interagem de várias maneiras.

Cada tipo possui uma função dominante que define o tom para aquele tipo específico de personalidade. Além dessa função dominante, as funções auxiliar, terciária e inferior desempenham papéis de apoio na formação das características da personalidade de um indivíduo.

INTJs contam com quatro funções cognitivas principais:

Dominante: Intuição Introvertida

  • INTJs usam a intuição introvertida para observar padrões, significados e possibilidades. Em vez de simplesmente olhar para os fatos concretos, eles estão mais interessados no que esses fatos significam.
  • Pessoas com esse tipo de personalidade gostam de pensar no futuro e explorar possibilidades.
  • Ao se lembrar de eventos, eles podem lembrar mais impressões do que detalhes exatos do que ocorreu.
  • INTJs são bons em “ler nas entrelinhas” para descobrir o que as coisas podem realmente significar.

Auxiliar: Pensamento Extrovertido

  • Como função secundária na personalidade do INTJ, o pensamento extrovertido leva as pessoas a buscar ordem, controle e estrutura no mundo ao seu redor.
  • Por esse motivo, os INTJs podem ser muito deliberados e metódicos ao abordar problemas.
  • Pessoas com esse tipo de personalidade tendem a tomar decisões com base na lógica. Eles organizam seus pensamentos para ver as relações de causa e efeito.

Terciária: Sentimento Introvertido

  • Os INTJs usam sentimento introvertido, mas por ser uma função terciária, eles o fazem em um grau menor do que usam as funções dominantes e auxiliares.
  • Aqueles que desenvolvem esse aspecto de sua personalidade mais plenamente prestam mais atenção aos valores e sentimentos ao tomar decisões.
  • Como resultado, eles também podem se sentir mais atraídos por pessoas e atividades que estão bem alinhadas com seus valores.

Inferior: Sensação Extrovertida

  • Em INTJs, esta tende a ser a menos desenvolvida de suas funções cognitivas, mas ainda exerce alguma influência.
  • Esta função permite que as pessoas experimentem processar informações por meio de seus sentidos.
  • Quando esta função está em jogo, as pessoas podem sentir que estão vivendo o momento e são energizadas pelo mundo ao seu redor.

Relações pessoais

Pessoas com esse tipo de personalidade são introvertidas e passam muito tempo em suas próprias mentes. Os INTJs trabalham melhor sozinhos e preferem fortemente o trabalho solitário ao trabalho em grupo. Embora tendam a não estar particularmente interessados nos pensamentos e sentimentos das outras pessoas, eles se preocupam com as emoções do seleto grupo de pessoas de quem são próximos. Em relacionamentos pessoais, os INTJs estão dispostos a dedicar tempo e energia para tornar esses relacionamentos bem-sucedidos.

Outras pessoas costumam interpretar os INTJs como frios, indiferentes e desinteressados, o que pode tornar desafiador fazer novas amizades. Pessoas com esse tipo de personalidade costumam valorizar pouco os rituais sociais e a conversa fiada, o que torna ainda mais difícil conhecê-los. Eles tendem a ser reservados e preferem interagir com um grupo de familiares e amigos próximos.

Percursos de Carreira

Quando os INTJs desenvolvem interesse por alguma coisa, eles se esforçam para se tornar os mais experientes e habilidosos que puderem nessa área. Eles têm grandes expectativas e seguem os mais altos padrões possíveis.

Os INTJs são bons em reunir informações do mundo exterior, analisá-las e alcançar novos insights. Pessoas com esse tipo de personalidade tendem a ser muito analíticas e lógicas. Eles valorizam a informação, o conhecimento e a inteligência e são excelentes cientistas e matemáticos. Eles tendem a ter um desempenho particularmente bom em campos que exigem eficiência e a capacidade de interpretar informações complexas, como engenharia, academia, direito e pesquisa.

Normalmente, os INTJs se dão bem em carreiras que integram sua forte capacidade de compreender e avaliar informações complexas com sua capacidade de colocar esse conhecimento em prática. Carreiras que permitam ao INTJ trabalhar de forma independente e autônoma também são ideais.

Carreiras populares para INTJs

  • Cientista
  • Matemático
  • Engenheiro
  • Dentista
  • Médico
  • Professor
  • Juiz
  • Advogado

Dicas para interagir com INTJs

Amizades

Os INTJs tendem a ser solitários e autossuficientes, então estabelecer amizades às vezes pode ser difícil. Como as pessoas com esse tipo de personalidade tendem a pensar muito no futuro, elas podem evitar conhecer outras pessoas porque acreditam que uma amizade de longo prazo não dará certo. A boa notícia é que, embora os INTJs possam não ter muitos amigos, eles se tornam muito próximos e comprometidos com aqueles que persistem. INTJs tendem a preferir amigos que também sejam introvertidos, racionais e com pouco drama emocional.

Parentalidade

Os pais INTJ tendem a ser previdentes e atenciosos, mas normalmente não são muito afetuosos. Eles têm grandes expectativas para seus filhos e oferecem apoio, ajudando-os a pensar de forma lógica quando confrontados com decisões. Os pais com esse tipo de personalidade incentivam os filhos a serem pensadores críticos autodirecionados, capazes de resolver problemas por conta própria.

Se seu filho é um INTJ, concentre-se em encontrar maneiras de incentivar as forças intelectuais de seu filho, mas tente encontrar um equilíbrio que evite o perfeccionismo excessivo. Você também pode ajudar seu filho a desenvolver suas forças emocionais e procurar maneiras de expressar seus sentimentos.

Relacionamentos

Como os INTJs podem ser difíceis de conhecer, os relacionamentos românticos às vezes podem falhar. Se o seu parceiro tem esse tipo de personalidade, é importante saber que a lealdade e a compreensão são importantes. Não tenha medo de mostrar que você é dedicado ao seu parceiro INTJ, mas também não o pressione para expressar suas emoções. A comunicação também é crítica. Em vez de esperar que seu parceiro perceba suas dicas sutis, concentre-se em ser objetivo ou mesmo direto sobre o que você espera.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.