Uma visão geral do tipo de personalidade INTP

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade INTP são caladas, reservadas, atenciosas, e são altamente lógicas e objetivas ao tomar decisões.

INTP (introvertido, intuitivo, pensamento, perceptivo) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo assessment chamado Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®).  As pessoas que se identificam como INTP são frequentemente descritas como quietas e analíticas.

Eles gostam de ficar sozinhos, pensando sobre como as coisas funcionam e encontrar soluções para os problemas. INTPs têm um rico mundo interior e preferem focar sua atenção internamente em seus pensamentos ao invés do mundo externo. Eles normalmente não têm um amplo círculo social, mas tendem a estar próximos de um seleto grupo de pessoas.

De acordo com o psicólogo David Keirsey, criador do Keirsey Temperament Sorter, aproximadamente 1 a 5 por cento das pessoas têm um tipo de personalidade INTP.

Principais características INTP

  • INTPs são silenciosos, reservados e atenciosos. Como introvertidos, eles preferem se socializar com um pequeno grupo de amigos próximos com os quais compartilham interesses e conexões comuns.
  • Eles gostam de pensar sobre conceitos teóricos e tendem a valorizar o intelecto acima da emoção. INTPs são lógicos e baseiam as decisões em informações objetivas ao invés de sentimentos subjetivos.
  • Ao analisar dados e tomar decisões, eles são altamente lógicos e objetivos.
  • Tende a ser flexível e bom em pensar “fora da caixa”.
  • Pessoas com esse tipo de personalidade pensam no panorama geral, em vez de se concentrar em cada pequeno detalhe.
  • INTPs gostam de manter suas opções abertas e se sentem limitados pela estrutura e planejamento.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Lógico e objetivo
  • Pensador abstrato
  • Independente
  • Leal e afetuoso com seus entes queridos

Fraquezas

  • Difícil de conhecer
  • Pode ser insensível
  • Propenso a auto-dúvidas
  • Luta para seguir regras
  • Tem dificuldade para expressar sentimentos

Funções cognitivas

O MBTI® é baseado na teoria do psicanalista Carl Jung, que sugere que a personalidade é composta por diferentes funções cognitivas. A ordem hierárquica dessas funções é o que estabelece os padrões de personalidade e comportamento. A função dominante é aquela que desempenha o maior papel na personalidade, embora também seja apoiada pelo auxiliar. A função terciária é menos desenvolvida, mas ainda exerce alguma influência e se torna mais pronunciada à medida que a pessoa fortalece essa área. A função inferior é amplamente inconsciente, mas representa uma área de fraqueza.

Dominante: Pensamento Introvertido

Esta função se concentra em como as pessoas obtêm informações sobre o mundo. INTPs expressam isso tentando entender como as coisas funcionam. Freqüentemente, gostam de decompor coisas ou ideias maiores para examinar os componentes individuais a fim de ver como as coisas se encaixam e funcionam juntas. INTPs tendem a ser pensadores altamente lógicos e eficientes. Eles gostam de ter um entendimento completo de algo antes de estarem dispostos a compartilhar uma opinião ou agir.

Auxiliar: Intuição Extrovertida

Os INTPs expressam essa função cognitiva explorando as hipóteses e possibilidades. Eles utilizam insight, imaginação e experiências anteriores para formar ideias. Frequentemente, repassam o que sabem, buscando padrões até conseguirem um lampejo de inspiração ou percepção do problema. Eles tendem a gastar muito tempo pensando no futuro e imaginando todas as possibilidades.

Terciária: Sensação Introvertida

Os INTPs tendem a ser muito detalhados, categorizando cuidadosamente todos os muitos fatos e experiências que absorvem. Conforme coletam novas informações, eles as comparam e contrastam com o que já sabem para fazer previsões sobre o que acreditam que acontecerá em seguida.

Inferior: Sensação Extrovertida

INTPs tendem a buscar harmonia em grupos. Embora sejam introvertidos, os INTPs podem ser bastante extrovertidos quando estão perto de pessoas com as quais estão familiarizados e à vontade. Em situações em que sentem estresse, entretanto, os INTPs bloqueiam seus sentimentos e lutam para se conectar com outras pessoas. Sob estresse, eles tendem a confiar mais na lógica do que nos sentimentos.

Relações pessoais

Como introvertidos, os INTPs preferem ficar sozinhos na maior parte do tempo. Ao contrário dos extrovertidos, que ganham energia interagindo com um amplo grupo de pessoas, os introvertidos devem gastar energia em situações sociais. Depois de estar perto de muitas pessoas, os INTPs podem sentir que precisam passar algum tempo sozinhos para se recarregar e encontrar o equilíbrio. Embora possam ser tímidos com pessoas que não conhecem bem, os INTPs tendem a ser afetuosos e amigáveis ​​com seu grupo próximo de familiares e amigos.

Como os INTPs gostam da solidão e do pensamento profundo, às vezes parecem indiferentes e distantes aos outros. Às vezes, as pessoas com esse tipo de personalidade podem se perder em seus próprios pensamentos e perder a noção do mundo exterior. Eles adoram ideias e valorizam muito a inteligência e o conhecimento.

Em situações sociais, os INTPs tendem a ser bastante descontraídos e tolerantes. No entanto, eles podem se tornar inflexíveis quando suas crenças ou convicções são desafiadas. Sua alta ênfase na lógica pode tornar difícil não corrigir os outros em situações onde outras pessoas apresentam argumentos que não são racionais ou lógicos. Como confiam em suas próprias mentes e não em outras pessoas, também podem ser muito difíceis de persuadir.

Percursos de Carreira

Como gostam de conceitos teóricos e abstratos, os INTPs costumam se sair particularmente bem em carreiras relacionadas a ciências. Eles são lógicos e têm fortes habilidades de raciocínio, mas também são excelentes no pensamento criativo.

Os INTPs podem ser muito independentes e dar grande ênfase à liberdade e autonomia pessoal. Em alguns casos, eles podem ser provocados por figuras de autoridade, especialmente aqueles que sentem que estão tentando suprimir sua capacidade de pensar e agir por si próprios. Por causa disso, os INTPs normalmente se saem melhor nas carreiras, pois têm uma grande flexibilidade e independência.

Carreiras populares para INTPs

  • Químico
  • Físico
  • Programador de computador
  • Cientista forense
  • Engenheiro
  • Matemático
  • Farmacêutico
  • Desenvolvedor de software
  • Geólogo

Dicas para interagir com INTPs

Amizades

Interesses compartilhados são um dos melhores caminhos para formar amizade com um INTP. Eles tendem a valorizar o intelecto acima de tudo e podem demorar muito para fazer amizades. Embora isso geralmente leve a menos amizades, aquelas que um INTP consegue tendem a ser muito próximas. Lembre-se de que seus amigos INTP podem não ser os melhores para lidar com o excesso de emoções, mas eles adoram se relacionar em conversas profundas e paixões compartilhadas.

Parentalidade

Se seu filho for um INTP, é importante lembrar que ele pode responder melhor à razão e à lógica em vez de apelar para a emoção. Incentive seu filho a desenvolver seu interesse intelectual, mas também procure situações que podem ajudar seu filho a promover amizades. Esta pode ser uma área em que seu filho tem dificuldades, mas colocá-lo em contato com outras crianças que compartilham os mesmos interesses pode ser útil.

Relacionamentos

INTPs tendem a viver dentro de suas mentes, então pode ser muito difícil conhecê-los. Mesmo no romance, eles costumam se conter até sentir que a outra pessoa provou ser digna de ouvir esses pensamentos e sentimentos mais íntimos. Os INTPs apreciam romance no contexto de um relacionamento profundamente comprometido e eles não fazem jogos. Seja honesto e direto. Como os INTPs não são bons em entender as necessidades emocionais dos outros, você pode precisar ser muito direto sobre o que precisa e espera a esse respeito. INTPs também lutam para compartilhar seus próprios sentimentos, então você pode precisar prestar atenção aos sinais sutis que seu parceiro está enviando.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.