Uma visão geral do tipo de personalidade ISFJ

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade ISFJ tendem a ser reservadas, calorosas, responsáveis, gentis, confiáveis ​​e honestas.

ISFJ (introvertido, sensação, sentimento, julgamento) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo assessment chamado Myers-Briggs Type Indicador ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). O MBTI foi desenvolvido por Isabel Myers e sua mãe Katherine Briggs com base nas teorias do psicanalista Carl Jung.

Pessoas com personalidades ISFJ tendem a ser reservadas, calorosas e responsáveis. Entre os outros tipos de personalidade estão ISTJ (introversão, sensação, pensamento, julgamento) e ENFP (extrovertido, intuitivo, sentimento, percepção). O tipo de personalidade ENTP (extrovertido, intuitivo, pensamento, perceptivo) é o oposto do ISFJ.

Esse tipo de personalidade é um dos mais comuns. De acordo com David Keirsey, os ISFJs constituem cerca de 9% a 14% da população.

Principais características ISFJ

Abaixo estão as principais características desse tipo de personalidade:

  • Os ISFJs desfrutam de estrutura e se esforçam para manter essa ordem em todas as áreas de suas vidas. Embora as pessoas com esse tipo de personalidade sejam introvertidas e tendam a ser quietas, elas são observadoras atentas e estão focadas nas outras pessoas. Por serem muito perceptivos, os ISFJs são bons em lembrar detalhes sobre outras pessoas. Aqueles com esse tipo de personalidade estão particularmente bem sintonizados com as emoções e sentimentos dos outros.
  • Embora os ISFJs sejam bons em compreender as emoções, muitas vezes lutam para expressar seus próprios sentimentos. Em vez de compartilhar seus sentimentos, eles podem reprimi-los, às vezes a ponto de resultar em sentimentos negativos em relação a outras pessoas. Ao lidar com as lutas da vida, como doença ou morte de um ente querido, eles podem ficar calados sobre o que estão vivenciando para evitar sobrecarregar os outros com seus problemas.
  • Pessoas com essa personalidade preferem fatos concretos a teorias abstratas. Como resultado, eles tendem a aprender melhor fazendo. Isso também significa que eles geralmente valorizam o aprendizado por suas aplicações práticas. Os ISFJs tendem a ficar mais interessados em coisas novas quando podem ver e apreciar como isso pode resolver um problema do mundo real.
  • Como os ISFJs tendem a proteger a tradição, existe um mito comum de que eles são incapazes de mudar. Embora as pessoas com esse tipo de personalidade possam não mudar rapidamente, elas ainda são adaptáveis. Eles simplesmente preferem ter tempo para pensar e se preparar para grandes mudanças.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Forças

  • Confiável
  • Prático
  • Sensível
  • Olho no detalhe

Fraquezas

  • Não gosta de conceitos abstratos
  • Evita confronto
  • Não gosta de mudança
  • Negligencia as próprias necessidades

Funções cognitivas

O tipo ISFJ depende de quatro funções cognitivas essenciais ao receber informações e tomar decisões. A função dominante é o aspecto primário da personalidade, enquanto a função auxiliar desempenha um papel secundário e de suporte.

ISFJs contam com quatro funções cognitivas principais:

Dominante: Sensação Introvertida

  • Essa função leva os tipos de sensoriais introvertidos a se concentrarem em detalhes e fatos. Os ISFJs preferem informações concretas em vez de teorias abstratas.
  • Eles estão altamente sintonizados com o ambiente imediato e firmemente fundamentados na realidade.
    Por causa dessa tendência de focar e proteger o que é familiar, os ISFJs costumam ser vistos como altamente tradicionais.
  • Ao tomar decisões, os ISFJs comparam suas recordações vívidas de experiências passadas para prever o resultado de escolhas e eventos futuros.

Auxiliar: Sentimento Extrovertido

  • Os ISFJs colocam grande ênfase em considerações pessoais. Tipos sentimento extrovertido estão focados em desenvolver harmonia e conexão social. Isso é alcançado por meio de comportamentos considerados socialmente apropriados ou benéficos, como ser educado, gentil, atencioso e prestativo.
  • Os ISFJs tentam satisfazer os desejos e necessidades de outras pessoas, às vezes até sacrificando seus próprios desejos para garantir que outras pessoas sejam felizes.

Terciária: Pensamento Introvertido

  • ISFJs são planejadores e tendem a ser muito bem organizados.
  • Essa função tende a se tornar mais forte à medida que as pessoas envelhecem e envolve o uso de lógica para entender como o mundo funciona.
  • À medida que os ISFJs absorvem novas informações e experiências, procuram conexões e semelhanças para encontrar padrões.
  • Em vez de simplesmente tentar entender uma pequena parte de algo, eles querem ver como as coisas se encaixam e como funcionam como um todo.

Inferior: Intuição Extrovertida

  • Embora os ISFJs tendam a se concentrar no presente e em fatos concretos, essa função amplamente inconsciente pode ajudar a equilibrar a personalidade, ajudando a focar nas possibilidades.
  • Pegar os fatos e depois explorar os “e se” pode levar a novos insights sobre os problemas.

Relações pessoais

Por serem quietos, as pessoas às vezes interpretam isso como um comportamento reservado. Como observa Keirsey, isso está longe de ser verdade. Os ISFJs são conhecidos por sua compaixão e cuidado pelos outros, muitas vezes trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar de outras pessoas sem pedir agradecimentos ou qualquer coisa em troca. Embora sejam introvertidos, tendem a ser calorosos e bastante sociáveis.

Os ISFJs são frequentemente descritos como gentis, confiáveis ​​e honestos.

Por serem trabalhadores, confiáveis ​​e raramente buscarem elogios por suas próprias realizações, os ISFJs às vezes são tidos como certos por aqueles ao seu redor. Em alguns casos, as pessoas podem até tentar tirar proveito dessa confiabilidade.

ISFJs tendem a ter um pequeno grupo de amigos muito próximos. Embora possam ser quietos e reservados com pessoas que não conhecem bem, eles são mais propensos a “se soltar” quando estão perto desses confidentes próximos. Eles valorizam muito essas amizades íntimas e estão sempre dispostos a apoiar e cuidar das pessoas de quem são próximos.

Percursos de Carreira

Os ISFJs possuem várias características que os tornam adequados para carreiras específicas. Por estarem tão sintonizados com os sentimentos dos outros, empregos em saúde mental ou no setor de saúde são adequados. Eles também são meticulosos e ordeiros, tornando-os adequados para trabalhos que envolvem planejamento, estrutura ou atenção aos detalhes. Seu compromisso com seu trabalho, confiabilidade e capacidade de trabalhar de forma independente os tornam atraentes para uma ampla variedade de empregadores.

Por causa de suas sólidas habilidades pessoais e desejo de criar ordem, eles geralmente se dão bem em funções gerenciais ou administrativas. Eles se destacam em fazer planos e ajudar outras pessoas a trabalharem juntas para alcançar um objetivo comum.

Carreiras populares para ISFJs

  • Assistente social
  • Conselheiro
  • Enfermeira
  • Escriturário
  • Contabilista
  • Provedor de cuidados infantis
  • Gerente
  • Administrador
  • Professor
  • Banqueiro
  • Contador

Dicas para interagir com ISFJs

Abaixo estão sugestões para se relacionar efetivamente com personalidades ISFJ:

Amizades

Se você é amigo de um ISFJ, provavelmente já sabe que eles tendem a ser afetuosos e altruístas. Embora sejam bastante sociáveis ​​para os introvertidos, nem sempre são bons em compartilhar seus próprios sentimentos. Perguntar como estão indo e ter vontade de conversar pode ajudá-los a se abrir. Você pode ajudar a ser um bom amigo prestando atenção às necessidades deles. Reserve um tempo para ver o que eles podem precisar que você faça por eles.

Parentalidade

ISFJs são cuidadores naturais e são muito cuidadosos com seus filhos. Eles são bons em dar estrutura e ordem aos filhos, mas às vezes têm dificuldade em impor a disciplina.

Se você é pai de uma criança ISFJ, esteja ciente da necessidade de seu filho ficar sozinho. Esteja ciente também de que seu filho pode estar disposto a abrir mão de coisas que são importantes para ele a fim de fazer outras pessoas felizes. Incentive-os a perseguir seus interesses e objetivos e lembre-os de que atender às suas próprias necessidades também é importante.

Relacionamentos

Os ISFJs são muito fiéis aos seus parceiros e abordam os relacionamentos com uma intensidade de emoção e grande devoção. Embora tenham sentimentos fortes, nem sempre são bons em expressá-los. Seu parceiro ISFJ pode frequentemente estar focado em cuidar de suas necessidades, mas você deve ter o cuidado de retribuir essas ações. Mostrar ao seu parceiro que você o aprecia pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.